Verstappen minimiza carro da McLaren e celebra vitória no GP do Japão: ‘Nem me veriam’

Verstappen minimiza carro da McLaren e celebra vitória no GP do Japão: ‘Nem me veriam’

Max Verstappen, da Red Bull, conquistou sua quarta vitória consecutiva no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, após uma impressionante pole position. Apesar do triunfo, o piloto holandês fez um comentário chamativo sobre o desempenho da McLaren. Segundo ele, se estivesse pilotando o carro da equipe rival, “ninguém o veria”.

Após um início de fim de semana complicado, Verstappen se recuperou e dominou a qualificação no sábado, garantindo a pole. No domingo, resistiu à pressão dos pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, para cruzar a linha de chegada em primeiro.

“Quando cheguei aqui, não esperava vencer de forma alguma – e depois de sexta-feira, menos ainda”, disse Verstappen à Viaplay após a corrida. “Começar na pole foi a coisa mais importante neste fim de semana. Acho que a McLaren estava mais rápida, mas eles não conseguiram entrar no DRS para fazer uma ultrapassagem.”

Questionado sobre a vitória e se ela era exclusivamente mérito do piloto, Verstappen respondeu com bom humor: “Estou muito feliz com o que estou fazendo, nem quero pensar se estivesse naquele outro carro [McLaren]. Então você não teria me visto.”

O piloto da Red Bull também reconheceu o esforço da equipe para extrair mais desempenho do RB21.

“No final, é sempre uma equipe que trabalha bem junta, com GP [Gianpiero Lambiase] e, neste fim de semana, também tive outro engenheiro de desempenho, Hugh Bird”, explicou. “Trabalhei com ele até o final de 2020 e isso realmente correu muito bem.”

Verstappen ainda ponderou sobre as expectativas para a próxima etapa no Bahrein, ressaltando que a vitória no Japão não garante domínio absoluto.

“Este foi um ótimo resultado, mas era difícil ultrapassar e a qualificação foi muito importante aqui”, afirmou. “Isso não significa que agora está tudo perfeito e que vamos vencer todas as corridas, mas podemos estar muito felizes com isso.”

Fatores chave para o sucesso da Red Bull no GP do Japão

Verstappen detalhou três fatores que ajudaram a Red Bull em Suzuka:

  1. A diferença entre ar limpo e ar sujo, que dificultava as ultrapassagens.
  2. O baixo desgaste dos pneus devido à nova superfície da pista.
  3. As temperaturas mais baixas, uma mudança notável, já que os carros da Red Bull geralmente têm melhor desempenho em condições de calor.

“Você podia ver que no final de um trecho eles estavam se aproximando novamente e tentando atacar, porque meus pneus estavam ficando um pouco quentes demais”, comentou.

“Acho que nos ajudou que estivesse um pouco mais frio hoje, então tivemos menos superaquecimento dos pneus – isso ainda é um problema para nós.”

“Muitas curvas rápidas e isso torna muito difícil seguir – os pneus ficam muito quentes quando você chega perto de alguém.”

“Os carros melhoram a cada ano também, com muito ar sujo, então fica cada vez mais difícil. Quando os tempos de volta são bem próximos, sem muita degradação dos pneus, então se torna muito difícil.”

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *