Verstappen dispara contra críticos: ‘não têm mentalidade de campeão’

Verstappen dispara contra críticos: ‘não têm mentalidade de campeão’

O piloto Max Verstappen, tetracampeão da Fórmula 1 em 2024, respondeu às críticas sobre seu estilo de pilotagem considerado agressivo. Em entrevista à Viaplay, o holandês defendeu suas ações durante o GP do México, onde recebeu duas punições de 10 segundos cada por incidentes com Lando Norris, terminando a corrida em sexto lugar.

Verstappen atribuiu as críticas à falta de compreensão da mentalidade de um campeão: “Eles não têm a mentalidade de um campeão mundial. Eu vou sempre até o limite para tirar o melhor proveito de cada corrida. Se eu tiver que forçar, é assim que vai ser. Às vezes, é preciso cruzar uma linha. Eu faço isso”, declarou.

A controvérsia com Norris ocorreu na 11ª volta, após Verstappen ser ultrapassado por Carlos Sainz. O piloto da McLaren, Norris, tentou ultrapassar Verstappen na curva 4, mas o holandês o impediu, forçando Norris a sair da pista. Posteriormente, Verstappen também fez contato com o carro de Norris na curva 8, resultando em ambos os pilotos saindo novamente da pista.

Max Verstappen rebate críticas sobre estilo agressivo no GP do México
Max Verstappen rebate críticas sobre estilo agressivo no GP do México (imagem: Reprodução)

Apesar das punições, Verstappen não se arrependeu: “Não (me arrependo) naquela corrida. Acho que eu ganhei pontos ali. Como eu disse, às vezes você tem que ir ao limite ou passar dele, e nem todos entendem isso. Nem todos têm essa mentalidade.

O piloto também comentou sobre as chamadas “regras papaia” da McLaren, que permitem que seus pilotos competam entre si. Verstappen questionou a efetividade dessas regras, argumentando que a McLaren, apesar de ter um carro competitivo e bom resultado no campeonato de construtores, ainda precisava aprender a competir de forma mais eficaz no campeonato de pilotos.

Verstappen conquistou o título de 2024 em Las Vegas, mas destacou a importância do GP de São Paulo, onde venceu a corrida largando em 17º lugar: “Foi ali que tudo foi decidido. Essa era a vitória de que precisávamos. Depois disso, sabia que não deixaríamos o título escapar.”

A Fórmula 1 entra em período de férias, com a próxima corrida programada para o dia 16 de março de 2025, no GP da Austrália.

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.