Valtteri Bottas retorna à Mercedes como piloto reserva para a temporada 2025 da Fórmula 1
A Mercedes anunciou a contratação de Valtteri Bottas como seu piloto reserva para a temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto finlandês, que já competiu pela equipe entre 2017 e 2021, retorna ao time após o término de seu contrato com a Sauber. Bottas ocupará a vaga que foi de Mick Schumacher nas últimas duas temporadas.
A equipe alemã terá George Russell e o estreante Andrea Kimi Antonelli como pilotos titulares em 2025. Antonelli, de apenas 18 anos, substituirá Lewis Hamilton. Caso um dos pilotos titulares não possa competir, Bottas será o encarregado de assumir o volante.
Mick Schumacher decidiu deixar a Mercedes em busca de novas oportunidades na carreira. O alemão de 25 anos continuará competindo no Mundial de Endurance (WEC) pela Alpine. Em 2024, Schumacher terminou em 22º lugar na competição.
Schumacher, também um ex-piloto de Fórmula 1, correu pela Haas entre 2021 e 2022, mas não obteve grandes resultados. Sua melhor colocação foi um sexto lugar no Grande Prêmio da Áustria em 2022.
Bottas, por sua vez, possui 11 anos de experiência na Fórmula 1, tendo começado na Williams. Foi na Mercedes que o piloto alcançou o auge de sua carreira, conquistando dois vice-campeonatos mundiais em 2019 e 2020. Durante sua passagem pela equipe alemã, ele obteve 10 vitórias, 20 pole positions e 58 pódios.
Em 2022, Bottas assinou com a Sauber, na época Alfa Romeo. Apesar de um bom início com aparições na zona de pontuação, o desempenho da equipe caiu nas temporadas seguintes. Em 2024, a equipe voltou a utilizar o nome Sauber.
Na última temporada, o finlandês não pontuou em nenhuma corrida. A Sauber, por sua vez, somou quatro pontos com o oitavo lugar de Guanyu Zhou no Grande Prêmio do Catar. A equipe optou por não renovar o contrato de ambos os pilotos, contratando Nico Hulkenberg, que veio da Haas e promoveu a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto.
Bottas chegou a declarar que ir para a Sauber foi um erro, após uma temporada difícil, onde seu melhor resultado foi um quinto lugar no GP da Emilia-Romagna. O piloto terminou o campeonato em 22º lugar, seu pior resultado na carreira. A saída de Lewis Hamilton da Mercedes após muitos anos de parceria, também foi um momento marcante para a equipe.
A temporada 2025 da Fórmula 1 terá início em 16 de março com o GP da Austrália, sendo a primeira de 24 rodadas previstas.