Pit stops obrigatórios no GP de Mônaco: entenda a decisão da FIA

O GP de Mônaco implementará pit stops obrigatórios a partir de 2025. A decisão foi tomada para promover corridas mais dinâmicas e competitivas no circuito de Monte Carlo. A medida foi oficializada após a primeira reunião da Comissão de Fórmula 1 de 2025, organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Embora o número exato de pit stops obrigatórios ainda não tenha sido definido, a mudança visa alterar a dinâmica da corrida, que historicamente se caracteriza por poucas ultrapassagens e forte dependência da posição de largada. Em 2024, o GP de Mônaco registrou um fato inédito em 74 anos de história da Fórmula 1: nenhuma mudança nas posições do top 10 durante toda a prova.
O baixo número de ultrapassagens em Mônaco é um problema recorrente. Nos últimos 30 anos, a corrida com mais manobras, em 1997, teve apenas 23, e sob chuva. Em condições de pista seca, o recorde é de 17 ultrapassagens, em 2006. Em 2021, a corrida terminou sem nenhuma ultrapassagem, evidenciando a dificuldade de ultrapassar no circuito estreito e sinuoso.
Outras mudanças propostas pela FIA
A Comissão da F1 também aprovou testes mais rigorosos para as asas dianteiras e traseiras dos carros, visando coibir irregularidades aerodinâmicas. Os testes de flexibilidade da asa traseira serão implementados já no início da temporada, enquanto os da asa dianteira começarão a ser aplicados a partir do Grande Prêmio da Espanha.
Além disso, foram definidos os parâmetros do sistema de refrigeração que será instalado nos carros em 2025, para mitigar os efeitos do calor excessivo sobre os pilotos em corridas com alta temperatura. A FIA também anunciou a revisão dos procedimentos de largada das corridas tradicionais e de sprint, buscando evitar confusões como a ocorrida no GP do Brasil do ano anterior.
Outra alteração importante é a eliminação das punições por trocas de caixas de câmbio além do limite estabelecido pela FIA. A justificativa é que a alta confiabilidade dos componentes atuais torna essa restrição desnecessária.
Espera-se que essas mudanças contribuam para aumentar a competitividade e o interesse do público na temporada 2025 da Fórmula 1, que terá início em 16 de março com o GP da Austrália. O GP de Mônaco está agendado para 25 de maio. A temporada 2025 da Fórmula 1, inclusive, já tem data e local para lançamento oficial.