Oliver Bearman acredita que novatos na Fórmula 1 em 2025 aliviarão a pressão em sua estreia

Oliver Bearman acredita que novatos na Fórmula 1 em 2025 aliviarão a pressão em sua estreia

Oliver Bearman, o jovem piloto da Haas, acredita que a grande quantidade de novos pilotos que se juntarão à Fórmula 1 em 2025 trará um alívio para sua temporada de estreia. Aos 19 anos, Bearman é um dos seis rookies confirmados no grid de 2025, marcando uma mudança significativa em relação ao início da temporada de 2024, que não teve transferências no mercado de pilotos.

Essa movimentação começou com a surpreendente ida de Lewis Hamilton para a Ferrari. Posteriormente, Bearman teve a oportunidade de fazer sua estreia no Grande Prêmio da Arábia Saudita, substituindo Carlos Sainz, que estava sofrendo de apendicite.

O desempenho de Bearman impressionou, terminando em sétimo lugar na segunda etapa da temporada. Isso abriu portas para outros jovens pilotos que almejavam uma oportunidade na F1. Com tantos novatos no grid do próximo ano, o agora piloto da Haas acredita que o grupo forma uma espécie de escudo contra a intensa pressão que inevitavelmente se acumula durante as campanhas de estreia na categoria.

“Eu fui o primeiro a ser anunciado”, disse Bearman em uma entrevista exclusiva. “Eu deveria ser um novato, mas por alguns meses fui o único rookie no grid. Isso é um pouco assustador.”

“Saber que existem outros novatos é um pouco reconfortante – saber que não sou o único a passar por uma nova temporada e um novo desafio. Há outras pessoas fazendo isso comigo, o que é uma sensação boa.”

Uma nova geração na F1

O número de rookies na F1 em 2025 foi impulsionado pela Red Bull, que adicionou mais dois novos pilotos (Isack Hadjar e Liam Lawson) ao seu programa de jovens pilotos – embora as 11 corridas já iniciadas por Lawson compliquem sua categorização como um novato na série.

Antes da aparição única de Bearman na Arábia Saudita, era considerado improvável que tantas outras equipes optassem por confiar em jovens pilotos para ocupar vagas na F1 em tal escala, já que a preferência anterior por pilotos experientes se mantinha firme em todo o pelotão intermediário.

Oliver Bearman e Kimi Antonelli estarão no grid da F1 em 2025
Oliver Bearman e Kimi Antonelli estarão no grid da F1 em 2025 (Imagem: Formula 2)

Enquanto a Mercedes já seguia seu próprio caminho ao apoiar Andrea Kimi Antonelli para substituir Hamilton, como a McLaren fez com Oscar Piastri em 2023, o desempenho de Bearman em Jeddah convenceu a Haas a avançar com os preparativos para torná-lo um piloto em tempo integral. Essa ideia começou a se formar na equipe após sua primeira aparição em um de seus carros de F1 durante o primeiro treino livre no GP do México de 2023. O status de Bearman como piloto júnior da Ferrari também significava que a Haas poderia economizar em seu salário.

Os salários mais baixos dos rookies também impulsionaram a decisão da Alpine de promover seu piloto júnior Jack Doohan para substituir Esteban Ocon, que se juntará à Haas, e da Sauber de contratar o bicampeão da Fórmula 3 e Fórmula 2, Gabriel Bortoleto.

Além disso, as regras de design de carros estáticas em 2025 também significam que as equipes que optam por escalar rookies podem preparar seus novos contratados antes das grandes mudanças nos regulamentos de chassi e motor que virão em 2026.

Bearman também explicou que conhece “todos eles muito bem”, por sua experiência correndo ao lado de seus companheiros rookies de 2025 (com exceção de Lawson) em campeonatos de fórmulas inferiores no programa de apoio da F1.

“Corri com Jack na F2 em 2023”, acrescentou. “Então, corri com todos eles. Mas Kimi, Gabriel e Isack – na verdade, corri no ano passado e temos um bom relacionamento.”

“Especificamente Kimi. Fui companheiro de equipe dele por um ano, mas também, Gabri, somos amigos há alguns anos e competimos um contra o outro há alguns anos também.”

“Então, estou muito animado para compartilhar a pista com eles este ano. E também Jack, ele teve sua [primeira corrida de F1 com a Alpine] em Abu Dhabi, então está tudo se juntando e é muito legal.”

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.

Um comentário em “Oliver Bearman acredita que novatos na Fórmula 1 em 2025 aliviarão a pressão em sua estreia

Comentários estão encerrado.