Oleksandr Usyk vence Tyson Fury e mantém cinturões dos pesos-pesados em decisão unânime

Oleksandr Usyk vence Tyson Fury e mantém cinturões dos pesos-pesados em decisão unânime

Oleksandr Usyk consolidou seu domínio na categoria dos pesos-pesados ao vencer Tyson Fury em uma revanche muito aguardada na Kingdom Arena, em Riad, Arábia Saudita. A luta, realizada neste sábado (21), terminou com uma decisão unânime dos juízes a favor de Usyk, que marcou triplo 116-112.

Com esta vitória, Usyk mantém os títulos da Associação Mundial de Boxe (WBA), Organização Mundial de Boxe (WBO) e Conselho Mundial de Boxe (WBC). O lutador ucraniano segue invicto em sua carreira profissional, acumulando 23 vitórias, sendo 14 por nocaute. Enquanto isso, Fury sofre sua segunda derrota, agora com um cartel de 34 vitórias, um empate e duas derrotas.

A luta

No primeiro round, Fury demonstrou uma mudança de estratégia, buscando bases mais sólidas e utilizando sua envergadura para manter a distância e aplicar jabs no centro do ringue. Usyk começou o segundo assalto com mais velocidade, conectando uma série de golpes na linha da cintura e na cabeça de Fury. O britânico respondeu rapidamente com jabs.

O terceiro round viu Fury acertar três golpes no rosto de Usyk, que respondeu com jabs na linha da cintura do oponente. Já no quarto assalto, Usyk iniciou mais agressivo, acertando uma sequência em Fury, que respondeu com um golpe de direita. No meio do round, ambos tentaram ganchos, mas erraram. Usyk então conseguiu conectar dois golpes limpos.

Fury tentou se recuperar no quinto round, acertando um uppercut que incomodou Usyk e aplicando outras combinações de golpes. Usyk reagiu com um overhand de esquerda na altura dos olhos de Fury.

Apesar da menor envergadura, Usyk conseguiu anular o alcance de Fury e encaixou golpes precisos no rosto do adversário. Em alguns momentos, Fury se apoiou nas cordas. Fury tentou ser mais agressivo nos rounds seguintes, mas Usyk se defendeu bem e aumentou a intensidade de seus golpes. Após 12 rounds, os juízes deram a vitória a Usyk por decisão unânime.

Confira os resultados completos do evento:

  • Oleksandr Usyk venceu Tyson Fury por decisão unânime (triplo 116-112)
  • Moses Itauma venceu Demsey McKean por nocaute técnico a 1min57s do R1
  • Serhii Bohachuk venceu Ishmael Davis por nocaute técnico aos 3min do R6
  • Johnny Fisher venceu Dave Allen por decisão dividida (95-94, 93-96, 95-94)
  • Lee McGregor venceu Isaac Lowe por decisão unânime (96-92, 97-91, 97-91)
  • Peter McGrail venceu Rhys Edwards por decisão unânime (96-95, 96-94 , 96-94)
  • Daniel Lapin venceu Dylan Colin por decisão unânime (100-90, 99-91, 99-91)
  • Andrii Novytskyi venceu Edgar Ramirez por decisão unânime (100-90, 100-90, 98-92)
  • Mohammad Alakel venceu Joshua Ocampo por decisão unânime (triplo 60-54)

A vitória de Usyk sobre Fury marca um momento importante no boxe, solidificando a sua posição no esporte e possivelmente abrindo caminho para novos desafios. A aguardada revanche, como era esperado, agitou o mundo do boxe e, agora, o campeão ucraniano celebra mais uma conquista em sua carreira.

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.