MotoGP: Quartararo domina testes em Sepang, e Jorge Martin cai

Fabio Quartararo, da Yamaha, estabeleceu o tempo mais rápido no primeiro dia de testes da MotoGP em Sepang. O dia foi marcado também pelo forte acidente de Jorge Martin, que foi levado ao hospital.
Quartararo já havia se destacado na semana anterior no mesmo local, e seu conhecimento da pista o ajudou a permanecer na frente quando todos se reuniram na quarta-feira para o primeiro teste oficial do ano.
O campeão da MotoGP de 2021 registrou o tempo de 1m57.555s na hora final, superando sua própria volta mais rápida do shakedown em mais de dois décimos de segundo.
Isso permitiu que ele voltasse à frente de Alex Marquez, que brevemente assumiu a liderança com 1m57.738s na penúltima hora.
O piloto da Gresini parecia pronto para terminar em segundo, até que seu irmão mais velho, Marc Marquez, marcou 1m57.606s com a Ducati de fábrica a cinco minutos do fim.
O hexacampeão ficou a apenas 0.051s de Quartararo em seu segundo dia a bordo da Ducati GP25.
Quartararo e os irmãos Marquez foram os únicos pilotos a superar o tempo mais rápido do shakedown, e também os únicos a entrar na faixa de 1m57s. Veja mais sobre Marc Marquez.
O novo contratado da Gresini, Fermin Aldeguer, terminou um pouco mais lento com 1m58.035s, mas seu esforço tardio foi bom o suficiente para garantir o quarto lugar – e o primeiro entre os novatos.
Franco Morbidelli, da VR46, foi o quinto, enquanto Joan Mir teve uma participação sólida com a Honda, terminando 0.560s atrás do ritmo em sexto.
Embora a Honda tenha sido autorizada a utilizar seus pilotos de corrida em Sepang na semana passada, Mir e Luca Marini perderam o shakedown, pois viajaram para Jacarta para o lançamento da equipe.
O piloto da VR46, Fabio di Giannantonio, foi o sétimo em sua primeira aparição com a GP25 da Ducati, depois de ter perdido o teste de Barcelona em novembro para se recuperar de uma operação.
Ambos os pilotos da Pramac Yamaha ficaram entre os 10 primeiros, com Jack Miller terminando em oitavo e Miguel Oliveira duas posições atrás.
Eles foram separados pelo piloto da LCR, Johann Zarco, que foi o maior pontuador da Honda em 2024.
A KTM teve um início relativamente discreto nos testes oficiais de pré-temporada, com Pedro Acosta liderando o companheiro de equipe Brad Binder em 11º e 12º.
O bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia, completou apenas 23 voltas durante o dia com a Ducati de fábrica, com seu melhor esforço sendo suficiente para o 17º lugar.
Acidente de Jorge Martin interrompe testes
Uma bandeira vermelha foi mostrada no final da segunda hora, quando o atual campeão, Jorge Martin, sofreu uma forte queda na curva 2 e caiu de cabeça no chão. O espanhol relatou forte dor no pé esquerdo e na mão direita e foi transportado para o hospital Aurelius em Nilai para exames adicionais.
O acidente de Martin agravou um dia difícil para a Aprilia, com Raul Fernandez, da equipe satélite Trackhouse, tendo que se retirar de todo o teste após sofrer uma fratura na mão esquerda em um grave acidente. Ele voará para Barcelona na sexta-feira para se submeter a uma operação.
O companheiro de equipe de Fernandez e campeão da Moto2 de 2024, Ai Ogura, também caiu durante o dia, mas conseguiu continuar e registrar o 16º tempo mais rápido do dia, duas posições à frente de Marco Bezzecchi na Aprilia de fábrica.