Jorge Martin usará número 1 na Aprilia após título na MotoGP
Jorge Martin, nova contratação da Aprilia, decidiu usar o número 1 em sua moto na MotoGP após conquistar o título no ano passado, superando Francesco Bagnaia. A decisão foi anunciada durante o lançamento da Aprilia para a temporada de 2025 em Milão, na quinta-feira.
O piloto de 26 anos havia demonstrado indecisão sobre manter o famoso #89 ou adotar o número 1, reservado para o campeão vigente. Anteriormente, após a vitória em Barcelona, Martin havia comentado que a decisão seria tomada em um mês. Embora o título de 2024 tenha sido conquistado com a Ducati da Pramac, a Aprilia será a equipe que se beneficiará da escolha do espanhol.
A marca de Noale apresentou a nova RS-GP 2025 ao público na quinta-feira, dois dias após o lançamento de sua equipe satélite, Trackhouse, nos Estados Unidos. A Aprilia está recebendo dois ex-pilotos da Ducati neste ano: Marco Bezzecchi, que veio da VR46, e será parceiro de Martin. Esta formação totalmente nova surge após a aposentadoria de Aleix Espargaro e a mudança de Maverick Vinales para a Tech3 KTM.
Expectativas para 2025
Vinales foi o único piloto não-Ducati a vencer um Grande Prêmio em 2024, com sua vitória no GP das Américas, além de ambos terem conquistado três corridas de sprint juntos. Apesar disso, a Aprilia terminou em terceiro lugar no campeonato de construtores, atrás da Ducati e da KTM.
Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, afirmou que a temporada de 2025 marca o início de uma nova era para a equipe, com a ambição de ser protagonista. O objetivo, segundo Rivola, é ser sempre competitivo em todas as corridas. Ele acredita que com pilotos talentosos e motivados como Jorge Martin e Marco Bezzecchi, a equipe poderá construir algo especial. A RS-GP25 tem potencial e o desafio é garantir que esse potencial seja totalmente aproveitado nas 22 corridas do campeonato.