João Fonseca avança no Madrid Open e enfrentará Tommy Paul na segunda rodada

O tenista carioca João Fonseca, número 65 do mundo, teve uma estreia vitoriosa no Masters 1000 de Madri, superando o dinamarquês Elmer Moller (114º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. A partida, que durou 1h13, garantiu ao brasileiro a classificação para a segunda rodada do torneio.
De volta à Caixa Mágica, onde fez sua estreia no ano passado, Fonseca demonstrou consistência e controle durante toda a partida. Este triunfo marca sua 28ª vitória desde dezembro, considerando torneios de todos os níveis, incluindo a conquista do Next Gen Finals e seu primeiro título ATP em Buenos Aires.
Apesar de ser seu primeiro torneio na temporada europeia de saibro, Fonseca já acumula um histórico de seis vitórias e apenas uma derrota nesse tipo de piso em 2025. Após sua eliminação na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, ele optou por retornar ao Rio de Janeiro para um período de descanso e preparação focado em Roland Garros e nos Masters 1000 que o antecedem.
Moller, vindo do qualificatório após vencer o challenger de Oeiras 4, não conseguiu superar a experiência de Fonseca, apesar de estar em sua melhor colocação no ranking da ATP.
Domínio na partida
Fonseca dominou o primeiro set, com 65% de aproveitamento nos pontos de saque e sem enfrentar nenhum break-point contra. Moller teve o serviço quebrado no terceiro game e novamente no sétimo.
No segundo set, Fonseca manteve o controle, apesar de Moller ter melhorado seu aproveitamento de saque para 59%. O brasileiro conseguiu quebras no quinto e no último game, selando a vitória.
O brasileiro venceu 67% dos pontos com o saque, não enfrentou break-points e teve mais bolas vencedoras (15 a 10), com o mesmo número de erros não forçados do adversário (26).
Na segunda rodada, Fonseca enfrentará o norte-americano Tommy Paul, 12º no ranking mundial e cabeça de chave número 11 do torneio.