FIA aprova General Motors como fornecedora de motores na F1 a partir de 2029

FIA aprova General Motors como fornecedora de motores na F1 a partir de 2029

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) oficializou a aprovação da General Motors (GM) como fornecedora de motores para a Fórmula 1 a partir da temporada de 2029. A GM será responsável pela produção de unidades de potência para a equipe Cadillac, que fará sua estreia na categoria em 2026.

De acordo com a GM, o desenvolvimento e os testes do protótipo do motor já estão em andamento. A empresa também planeja construir uma nova fábrica para a produção das unidades de potência.

Antes da entrada da GM como fornecedora de motores, a Cadillac utilizará motores Ferrari. O acordo com a Ferrari se estenderá até 2028, com a GM assumindo o fornecimento a partir de 2029.

O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, comentou sobre a aprovação da General Motors:

"Há mais de dois anos, a FIA aprovou a entrada de uma décima primeira equipe na Fórmula 1, guiada pela minha visão de expandir o grid e trazer novos talentos e oportunidades para o esporte. Embora o processo tenha sido desafiador em alguns momentos, o progresso que vemos hoje afirma que a jornada valeu a pena."

Ele completou: "Dar as boas-vindas à GM Performance Power Units LLC. como uma fornecedora de unidades de potência aprovada marca mais um passo na expansão global da Fórmula 1 e evidencia o crescente interesse de fabricantes automotivas de classe mundial, como a General Motors."

A Cadillac, que será a 11ª equipe na F1, é uma divisão da General Motors, a maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos. A equipe operará em parceria com a TWG Motorsports, que controla as operações da Cadillac e da equipe Andretti.

A entrada da GM e da Cadillac na Fórmula 1 coincide com a introdução de novos regulamentos técnicos e de motores em 2026.

Em relação aos pilotos da Cadillac para 2026, a equipe busca um piloto experiente e um americano de destaque. Colton Herta, da Fórmula Indy, é um dos nomes cotados, mas a equipe avalia outras opções, incluindo o brasileiro Felipe Drugovich.

Comunicado da General Motors:

“A GM Performance Power Units LLC., uma empresa formada pela TWG Motorsports e pela General Motors para desenvolver unidades motrizes para a equipe Cadillac de Fórmula 1, foi oficialmente aprovada pela FIA como fornecedora de unidades de potência para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir de 2029.”

“A equipe Cadillac de Fórmula 1 entrará no grid em 2026 e utilizará unidades de potência da Ferrari até que os motores da GM sejam homologados para uso em corridas.”

“O desenvolvimento e os testes da tecnologia de motor protótipo de Fórmula 1 da equipe estão em andamento, enquanto seguem os planos para abrir uma instalação dedicada para a Performance Power Units LLC nas proximidades do Centro Técnico da GM em Charlotte, em 2026.”

“Com essa aprovação da FIA, continuaremos acelerando nossos esforços para levar uma unidade de potência F1 construída nos Estados Unidos ao grid,” disse Russ O’Blenes, CEO da nova iniciativa.”

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *