Atacante Pedro Severino é transferido para hospital em Ribeirão Preto; estado ainda é grave

O atacante Pedro Severino, de 19 anos, jogador das categorias de base do Red Bull Bragantino, foi transferido para o Hospital da Unimed em Ribeirão Preto na manhã desta quinta-feira. A transferência, realizada por volta das 8h em ambulância, partiu do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, onde ele estava internado.
Segundo boletim médico divulgado pelo hospital de Americana, o estado de saúde do jovem atleta permanece gravíssimo, porém estável. Pedro Severino sofreu um grave acidente de trânsito na Rodovia Anhanguera, na madrugada de terça-feira.
O acidente ocorreu quando o carro que levava Severino e o meia Pedro Castro, de 18 anos, para o CT do Bragantino, em Atibaia, colidiu na traseira de um caminhão na altura de Americana. Pedro Severino sofreu traumatismo craniano.

Inicialmente, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi havia iniciado o protocolo de confirmação de morte encefálica na tarde de terça-feira. No entanto, o procedimento, que tem duração de 24 horas, foi interrompido na tarde de quarta-feira após o jogador apresentar um “quadro de reflexo de tosse presente”, conforme informou o boletim médico.
O hospital informou que, diante da reação do atleta, ele seguiria com sedação e ventilação mecânica, uso de noradrenalina e antibióticos para evitar infecções. O boletim também mencionou que o protocolo seria reaberto caso o jogador não apresentasse mais nenhum reflexo.
Pedro Severino é filho de Lucas Severino, ex-atacante com passagens pela seleção brasileira e por clubes como Corinthians e Athletico-PR.
Pedro Castro, que também estava no veículo, sofreu ferimentos leves e recebeu alta do hospital na tarde de terça-feira. Os dois atletas têm família em Ribeirão Preto e retornavam de um período de folga.
De acordo com o depoimento do motorista à Polícia Civil, ele teria dormido ao volante no momento do acidente, fazendo com que o carro colidisse com a traseira do caminhão. O motorista relatou que havia descansado por oito horas antes da viagem e que o teste de bafômetro não detectou consumo de álcool.
O caso está sendo investigado pelo 2º Distrito Policial de Americana como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. O motorista do caminhão também já prestou depoimento.
Pedro Severino é considerado uma promessa do Botafogo-SP, clube com o qual tem contrato até dezembro de 2027. Recentemente, ele havia sido emprestado ao RB Bragantino. Em 2024, o atacante marcou quatro gols na Copa Paulista, sendo o artilheiro do time na competição.