Andrea Kimi Antonelli conquista a pole position na corrida de sprint do GP de Miami

O piloto novato da Mercedes na Fórmula 1, Andrea Kimi Antonelli, garantiu sua primeira pole position na corrida de sprint do Grande Prêmio de Miami, superando os dois carros da McLaren.
Antonelli já havia demonstrado velocidade durante a sessão de qualificação de sprint na tarde de sexta-feira, e sua volta final de 1m26.482s foi suficiente para resistir à investida final da dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, que se qualificaram 0.045s e 0.100s atrás, respectivamente.
O atual campeão mundial, Max Verstappen, foi o quarto mais rápido, seguido pelo companheiro de equipe de Antonelli na Mercedes, George Russell, e a dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton.
Alex Albon foi o oitavo pela Williams, enquanto Isack Hadjar, piloto da Racing Bulls, teve um papel de destaque ao conquistar o nono lugar. Fernando Alonso, da Aston Martin, completou os dez primeiros.
Na disputa decisiva entre os dez primeiros, Russell e Verstappen foram os únicos pilotos a correr cedo, tendo a pista só para eles no início, com Russell liderando o piloto da Red Bull por quase três décimos. Os oito pilotos restantes se juntaram no final, quando o Miami Autodrome estava no seu auge de velocidade, com Verstappen embarcando em uma segunda volta. Verstappen foi mais rápido, mas não tão rápido quanto Antonelli, que fechou os punhos ao comemorar sua primeira pole position de sprint aos 18 anos.
Tráfego caótico prejudica três pilotos
Na SQ2, Nico Hulkenberg, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Liam Lawson e Carlos Sainz foram eliminados, com Norris liderando a segunda fase de qualificação à frente de Verstappen, Piastri e Antonelli.
Como costuma acontecer na qualificação de sprint, houve uma confusão no final do pitlane para o início da sessão SQ1 de 12 minutos, com 20 carros disputando posição na pista.
Antonelli – novamente – liderou após a primeira volta, e devido à rápida evolução da pista, todos os carros embarcaram em uma segunda volta – embora Verstappen não tenha seguido em frente – tornando difícil encontrar um espaço de ar limpo.
Jack Doohan, Yuki Tsunoda, Gabriel Bortoleto e Oliver Bearman se viram na zona de eliminação após a primeira volta, assim como Hadjar, que cometeu um erro em sua primeira tentativa.
Hadjar subiu para o oitavo lugar para garantir a passagem segura para o SQ2, mas no tráfego, Doohan, Tsunoda e Bearman ficaram sem tempo para uma segunda tentativa, para sua frustração. Isso significou que Lawson conseguiu passar em 15º, apesar de sobreviver a uma forte guinada na chicane.
A corrida de sprint do Grande Prêmio de Miami acontecerá no sábado ao meio-dia, horário local, com 19 voltas no Autódromo de Miami. Outro destaque do GP de Miami de Fórmula 1, é o lançamento de um filme com Brad Pitt.