Alpine avalia substituir Jack Doohan por Franco Colapinto em Ímola

A equipe Alpine está considerando substituir o piloto Jack Doohan pelo piloto reserva Franco Colapinto já na próxima corrida de Fórmula 1, em Ímola. A informação foi apurada pelo Motorsport.com.
O desempenho abaixo do esperado de Doohan, marcado por resultados frustrantes e incidentes em pista, motivou a alta cúpula da Alpine a ponderar seriamente sobre a necessidade de uma mudança imediata. A equipe avalia se deve dar mais tempo ao piloto australiano para se firmar na posição ou se a substituição é a melhor alternativa.
A temporada de estreia de Doohan tem sido difícil, apesar de ter demonstrado lampejos de velocidade em voltas isoladas, chegando a superar Pierre Gasly no qualifying do Grande Prêmio de Miami. No entanto, a participação de Doohan em um incidente na primeira curva da corrida em Miami, envolvendo Liam Lawson, da Racing Bulls, resultou no abandono imediato da prova, resumindo os problemas enfrentados até agora.
Embora o incidente tenha sido considerado um lance de corrida, sem culpados diretos, ele se soma a uma crescente lista de problemas enfrentados por Doohan na pista, incluindo um forte acidente nos treinos em Suzuka, prejudicando tanto a campanha do piloto quanto a da Alpine. A equipe francesa reconhece o potencial de seu carro para 2025, evidenciado pelo sétimo lugar de Gasly no Grande Prêmio do Bahrein, mas, além de um ponto conquistado por Gasly na corrida de sprint em Miami devido a penalidades de outros pilotos, este foi o único resultado expressivo da Alpine na temporada.
Em contraste, a Williams lidera a disputa no pelotão intermediário, ocupando a quinta posição no campeonato, seguida pela Haas. A Alpine ocupa uma decepcionante nona colocação, à frente apenas da Sauber, o que pode levar a equipe de Enstone a reconsiderar suas opções.
Desde que Colapinto, piloto reserva da Williams em 2024, foi contratado pela Alpine durante a pré-temporada, surgiram rumores sobre a permanência de Doohan na equipe, especulações que a própria Alpine admitiu ter alimentado.
A pressão sobre Doohan aumentou nas últimas semanas, com o CEO da gigante energética argentina YPF, Horacio Marin, declarando em uma entrevista que Colapinto estaria no carro "em Ímola", embora tenha esclarecido posteriormente que se tratava apenas de uma manifestação de desejo.
Antes do Grande Prêmio de Miami, o chefe da equipe Alpine, Oliver Oakes, comentou: "Acho que foi um patrocinador da Argentina, fora das câmeras, dando sua opinião sobre quando Franco estará no carro. Tenho certeza de que há muitas pessoas na Argentina que gostariam de vê-lo no carro neste domingo. Temos sido bastante abertos como equipe que isso é apenas ruído. Jack precisa continuar fazendo um bom trabalho. Mas é natural que sempre haja especulação."
Questionado sobre se Doohan permaneceria no carro em Ímola, Oakes respondeu que Doohan é o piloto da equipe "hoje", deixando margem para interpretações e acrescentando que a equipe está "sempre avaliando" sua formação.
"Sim, como está hoje, Jack é nosso piloto junto com Pierre", afirmou. "Temos sido bem claros sobre isso. Sempre avaliamos, mas sim – hoje, é o caso."
Logicamente, tomar uma decisão antes de Ímola faria sentido, já que o Grande Prêmio da Emilia Romagna, em 18 de maio, é a primeira etapa de uma rodada tripla que inclui Mônaco e Barcelona. No entanto, o Motorsport.com apurou que o cronograma não é um fator determinante na decisão da Alpine.
Colapinto está preparado para assumir o posto em curto prazo, como parte de suas funções de piloto reserva, que incluem trabalho no simulador e testes privados. O argentino fez sua estreia na F1 no ano passado, durante uma rodada dupla entre Zandvoort e Monza.
Colapinto teve um impacto imediato em sua participação de nove corridas pela Williams, substituindo Logan Sargeant, marcando pontos em Baku e Austin, o que despertou o interesse da Red Bull. No entanto, a inexperiência do argentino também ficou evidente em acidentes em Las Vegas e no Brasil, afastando o interesse da Red Bull antes que a Alpine o contratasse na pré-temporada para sua lista de pilotos reservas.
Flavio Briatore, consultor da Alpine, estaria interessado em dar uma chance a Colapinto o mais rápido possível. O argentino também conta com o apoio de seu país, com o patrocinador Mercado Libre já o seguindo da Williams para a Alpine.