Alex Márquez conquista vitória histórica no MotoGP em Grande Prêmio da Espanha

Alex Márquez conquista vitória histórica no MotoGP em Grande Prêmio da Espanha

Alex Márquez alcançou uma vitória marcante no Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, realizado no domingo, reassumindo a liderança do campeonato mundial.

O irmão de Alex, Marc Márquez, que liderava a pontuação até então, sofreu uma queda com sua Ducati de fábrica na terceira volta da corrida em Jerez. Com isso, caiu para a segunda posição, ficando um ponto atrás do piloto da Gresini Ducati.

Em um resultado que impulsiona o moral da Yamaha, Fabio Quartararo conquistou seu primeiro pódio em um Grande Prêmio desde o Grande Prêmio da Indonésia de 2023. O francês segurou a pressão de Francesco Bagnaia, da Ducati, garantindo o segundo lugar.

A vitória de Alex representou a 200ª vitória de um piloto espanhol na MotoGP. Além disso, permitiu que a Ducati estendesse sua sequência de vitórias para 22 corridas, igualando o recorde estabelecido pela Honda em 1997-98.

Quartararo teve uma largada perfeita da pole position, enquanto seu maior concorrente, Márquez, teve dificuldades e foi forçado a se posicionar atrás de seu companheiro de equipe, Bagnaia.

Isso desencadeou uma intensa batalha na primeira volta entre as duas Ducatis, lembrando a disputa vista na corrida de sprint no GP das Américas, duas corridas atrás. Apesar das repetidas tentativas de Marc, incluindo um momento de contato na seção do estádio, Bagnaia se manteve firme desta vez. Ao final da segunda volta, Márquez ainda procurava uma maneira de ultrapassar 'Pecco'.

Enquanto Quartararo aproveitava essa batalha inicial para abrir uma pequena vantagem, Marc continuava buscando uma forma de ultrapassar Bagnaia. Na curva Martinez, na terceira volta, o hexacampeão da MotoGP exigiu demais de sua Ducati e perdeu a dianteira. A queda resultante o colocou na parte de trás do pelotão, eliminando suas chances de conquistar uma grande pontuação.

Após se livrar de um Márquez, Bagnaia foi atacado pelo outro na quarta volta, quando Alex o ultrapassou na curva Lorenzo para assumir o segundo lugar.

A corrida então entrou em um ritmo mais constante, com Quartararo, Alex Márquez e Bagnaia se estabelecendo como um grupo líder com uma pequena vantagem sobre Maverick Viñales (KTM).

Na 11ª volta, Alex fez sua investida sobre Quartararo, ultrapassando a Yamaha na primeira curva.

Ficou claro que o francês não tinha resposta para o piloto da Gresini Ducati, mas conseguiu dificultar a vida de Bagnaia, que também teve que lidar com a aproximação de Viñales na segunda metade da corrida.

Embora Bagnaia tenha seguido Quartararo de perto, o italiano não conseguiu encontrar uma maneira de ultrapassar o piloto da Yamaha até o final das 25 voltas.

Viñales perdeu terreno novamente nas últimas voltas, mas garantiu um sólido quarto lugar, o melhor resultado da KTM na temporada, após o espanhol ter perdido o segundo lugar no Qatar devido a uma penalidade de pressão dos pneus.

Mais de três segundos atrás de Viñales estava Fabio di Giannantonio a bordo da VR46 Ducati, que liderou as KTMs de fábrica de Brad Binder e Pedro Acosta.

A corrida foi marcada por várias disputas e abandonos. Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) caiu da quarta posição na sexta volta, Joan Mir caiu de uma forte sexta posição e Franco Morbidelli (VR46) caiu da sétima posição em sua recuperação após uma largada ruim. Jack Miller também retirou sua Pramac Yamaha com um problema técnico.

Esses incidentes permitiram que Ai Ogura (Trackhouse Aprilia) conquistasse o oitavo lugar, Enea Bastianini chegasse em nono para a Tech3 KTM e Luca Marini completasse os dez primeiros para a Honda.

Marc Márquez se recuperou da queda inicial para salvar quatro pontos com o 12º lugar, atrás do piloto da LCR Honda, Johann Zarco.

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *