Alejandro Balde, do Barcelona, denuncia insultos racistas em jogo contra o Getafe

O lateral Alejandro Balde, de 21 anos, jogador do Barcelona, alegou ter sido alvo de insultos racistas durante a partida contra o Getafe. O incidente, ocorrido em 22 de janeiro de 2025, foi comunicado ao árbitro Pablo González Fuertes.
De acordo com o relato de González Fuertes, Balde informou que, no intervalo da partida, enquanto ainda estavam no campo, mensagens de cunho racista foram proferidas contra ele. O árbitro relatou o ocorrido aos delegados de ambas as equipes e à Unidade Central Operativa (UCO), seguindo o protocolo antirracismo antes do início do segundo tempo.
LaLiga também apresentou uma denúncia à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), conforme procedimento padrão, reportando cânticos racistas vindos das arquibancadas do Estádio Coliseu. O próprio Javier Tebas, presidente de LaLiga, encaminhou o pedido.
O Comitê de Disciplina da RFEF abriu um expediente extraordinário para investigar o incidente. No entanto, após a apuração, concluiu-se que não foi possível confirmar a ocorrência dos insultos racistas, nem determinar o conteúdo das mensagens supostamente proferidas.