Alcaraz avança e enfrenta Djokovic nas quartas do Australian Open
O tenista britânico Jack Draper precisou abandonar sua partida nas oitavas de final do Australian Open devido a uma lesão no quadril. O problema físico, uma tendinite, já havia afetado sua pré-temporada e o impediu de continuar jogando contra o espanhol Carlos Alcaraz neste domingo. Draper, número 18 do ranking, revelou que já tinha histórico de problemas na região e que, apesar de ter conseguido jogar, a dor se tornou insuportável.
“Eu tenho um histórico de problemas nessa área. Não passou. Ainda estou lidando com isso. Obviamente, na pré-temporada, eu não conseguia andar e foi muito difícil”, disse Draper, que se retirou quando perdia por 7/5 e 6/1 para Alcaraz. “Fiquei incrivelmente surpreso com o quanto eu tenho sido capaz de jogar e colocar meu corpo em risco, mais do que eu já fiz antes”.
A lesão o fez cancelar a pré-temporada com o próprio Alcaraz e treinos em Londres. Ele também não participou da United Cup. “Esta área do meu corpo, se eu não fizer isso direito e não tomar boas decisões, não quero perder três ou quatro meses por causa disso”.
Draper disputou três jogos de cinco sets nas rodadas anteriores do Australian Open, o que também contribuiu para o agravamento da lesão. Ele passou 12 horas e 34 minutos em quadra nessas partidas. “Depois de tanto que joguei, não consegui me recuperar muito bem. Fiquei muito, muito dolorido depois de jogar minha última partida. Não esperava chegar tão longe, com toda a honestidade. Obviamente, com todas as horas que joguei, foi um pouco demais para o meu corpo. Senti que hoje, sabe, desde os primeiros jogos, tudo piorou. Sim, não é o ideal terminar assim”.
O britânico explicou que a intensidade do jogo de Alcaraz exigiu muito do seu corpo e que já sentia dores no quadril desde o início da partida. Draper espera que a lesão não comprometa sua temporada, já que busca um ano consistente e livre de problemas físicos.
Após a partida, Alcaraz demonstrou apoio ao colega de circuito, com a seguinte mensagem escrita na lente da câmera: “Fique bem logo, Jack. Você vai chegar onde merece”.
Confronto entre Djokovic e Alcaraz nas quartas de final
O esperado confronto entre Novak Djokovic e Carlos Alcaraz foi confirmado para as quartas de final do Australian Open. Horas após a desistência de Draper, o sérvio venceu o tcheco Jiri Lehecka por 6/3, 6/4 e 7/6 (7-4). O histórico de confrontos entre Djokovic e Alcaraz é de 4 a 3 para o sérvio, que venceu o duelo mais recente. Em torneios do Grand Slam, Alcaraz leva vantagem, com duas vitórias em finais de Wimbledon e uma derrota em semifinal de Roland Garros. O reencontro será na próxima terça-feira.
Djokovic, maior vencedor do Australian Open com dez títulos, chega às quartas de final em Melbourne pela 15ª vez, igualando o recorde de Roger Federer. O sérvio também se junta a Federer e Ken Rosewall como um dos três jogadores mais velhos a atingir esta fase do torneio. Além disso, é recordista de quartas de final de Grand Slam, com 61 no total.
Lehecka, de 23 anos, havia conquistado um título da ATP em Brisbane no início da temporada. Ele tentava igualar seu melhor resultado em Grand Slam, as quartas de final do Australian Open de 2023.
Detalhes da partida entre Djokovic e Lehecka
Djokovic começou a partida com excelente desempenho no saque, cedendo poucos pontos no primeiro set e conseguindo uma quebra para vencer a parcial. No segundo set, o sérvio quebrou o serviço de Lehecka no início, mantendo o ritmo e a segurança nos seus saques. No terceiro set, houve uma quebra para cada lado, e a definição ocorreu no tiebreak. Após uma troca longa de bolas, Djokovic encontrou espaço para aplicar uma passada e garantir a vitória em sets diretos.
Após a partida, Djokovic não participou da tradicional entrevista em quadra, fazendo apenas um breve agradecimento ao público.