Zhou Guanyu assume papel de piloto reserva da Ferrari na temporada de 2025 da Fórmula 1

Zhou Guanyu integrará a Ferrari como um de seus pilotos reservas para a temporada de 2025 da Fórmula 1. Ele dividirá a função com o atual ocupante do cargo, Antonio Giovinazzi.
Recentemente, Zhou encerrou um período de três anos como piloto de corrida na F1 com a Sauber (anteriormente Alfa Romeo), tornando-se o primeiro piloto de corrida chinês na história da F1.
Ele conquistou seu primeiro ponto no campeonato em sua estreia no Bahrein em 2022 e fez sua primeira estreia em casa no ano passado, quando a F1 retornou à China após um hiato de cinco anos.
Após uma temporada difícil, onde Zhou marcou os únicos pontos para a Sauber em 2024 com o oitavo lugar no Qatar, ele e seu ex-companheiro de equipe Valtteri Bottas foram deixados de fora do grid no final da última temporada.
A equipe suíça, à beira de sua metamorfose em Audi para 2026, optou por uma escalação totalmente nova e uniu o veterano alemão Nico Hulkenberg ao recém-coroado campeão da F2, Gabriel Bortoleto.

Trajetória de Zhou Guanyu até a Ferrari
Zhou ingressou na Ferrari Driver Academy em 2014, enquanto ainda competia no kart, e como um jovem piloto sob a bandeira do Cavallino Rampante, ele terminou em segundo lugar no campeonato italiano de F4 de 2015.
Após dois anos na F3, Zhou deixou a Ferrari Driver Academy para ingressar no programa de jovens da Renault, de onde completou a etapa final rumo à F1 com uma série de participações em treinos livres ao lado de suas obrigações na F2.
Após se separar da Sauber no final do ano passado, Zhou recebeu ofertas de papéis de reserva de várias equipes de ponta – com muitas procurando um piloto confiável para recorrer, já que o calendário da F1 se tornou mais intenso nos últimos anos.
Na última temporada, Oliver Bearman substituiu Carlos Sainz no Grande Prêmio da Arábia Saudita e terminou em sétimo lugar depois que o espanhol sofreu de apendicite em Jeddah. Mais tarde, ele substituiu Kevin Magnussen em duas ocasiões, marcando pontos para a Haas no Azerbaijão.
Enquanto isso, a nomeação de Bottas como piloto reserva da Mercedes em 2025 demonstrou a importância da profundidade do ‘banco’ para qualquer equipe no grid atualmente.
Além de Zhou, o ex-piloto de F1 Giovinazzi permanecerá no banco da Ferrari este ano, embora ainda represente a Scuderia no Campeonato Mundial de Endurance, o que significa que Zhou compartilhará as funções de seu substituto com o italiano. Lewis Hamilton inicia testes com a Ferrari em Barcelona.
Dado que a GM/Cadillac, que já está confirmada para competir na F1 a partir de 2026, usará unidades de potência e caixas de câmbio da Ferrari, ser capaz de pilotar um carro de F1 da Ferrari ajudará a aumentar as chances de Zhou de garantir um retorno às corridas de Grande Prêmio na próxima temporada. Adrian Newey explica a saída da Red Bull e o novo desafio na Fórmula 1.