Verstappen conquista pole position no GP da Arábia Saudita após semana de turbulência na Red Bull

Em resposta às alegações de crise na Red Bull, Max Verstappen conquistou a pole position no Grande Prêmio da Arábia Saudita de 2025. O piloto holandês garantiu a posição de largada com uma volta de 1m27.294s, superando Oscar Piastri da McLaren por apenas 0.010s.
Christian Horner, chefe da Red Bull, comentou sobre a performance de Verstappen: “Honestamente, não acreditava que isso fosse possível.” Ele acrescentou: “Isso mostra que nunca devemos desistir. Temos uma grande equipe, que continua lutando e buscando performance, e Max entrega a última gota de desempenho.”
Horner explicou a estratégia da equipe de realizar duas voltas cronometradas após o acidente de Lando Norris na Q3: “Após o P3, nosso foco era quem seria o terceiro. De repente, na Q1, Max foi o mais rápido, e nos perguntamos se a McLaren estava escondendo o jogo. Na Q2, estávamos lá novamente. E então, o infeliz acidente de Lando na Q3 deixou apenas quatro carros com dois novos jogos de pneus macios: as duas McLarens, George Russell e Max.”
Após o acidente de Norris, a equipe Red Bull optou por fazer duas voltas rápidas, o que, segundo Horner, colocou pressão sobre Verstappen, pois ele teve que carregar mais combustível na primeira volta. “O que foi super impressionante para mim foi que, como não fizemos pit stop, ele teve que carregar seis ou sete quilos a mais de combustível naquela primeira volta, na qual foi o mais rápido. Isso colocou pressão sobre os outros.”
Apesar da pole, Horner está ciente do ritmo de corrida de Oscar Piastri na McLaren, que largará em segundo lugar. “Se você consegue converter a pole, tem o benefício de correr no ar limpo e não estar na turbulência seguindo um carro. Mas o que vimos neste fim de semana é que a McLaren está muito, muito rápida, principalmente em ritmo de corrida. Então, acho que teremos uma grande luta para tentar manter Oscar Piastri atrás de nós. Mas estamos começando na melhor posição possível.”
Completando as primeiras posições do grid, George Russell da Mercedes larga em terceiro, seguido por Charles Leclerc da Ferrari. Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) e Carlos Sainz (Williams) largam na terceira fila.
Lando Norris, que havia demonstrado bom ritmo, sofreu um acidente na curva cinco durante a Q3, o que o relegou à décima posição no grid. Após o acidente, Norris expressou sua frustração pelo rádio da equipe.
Resultado da Qualificação para o GP da Arábia Saudita:
- Max Verstappen (Red Bull Racing) – 1’27.294
- Oscar Piastri (McLaren) – +0.010
- George Russell (Mercedes) – +0.113
- Charles Leclerc (Ferrari) – +0.376
- Andrea Antonelli (Mercedes) – +0.572
- Carlos Sainz (Williams) – +0.870
- Lewis Hamilton (Ferrari) – +0.907
- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing) – +0.910
- Pierre Gasly (Alpine) – +1.073
- Lando Norris (McLaren) – Sem tempo
Disputa Interna nas Equipes (Qualificação):
- McLaren: Oscar Piastri 4-2 Lando Norris
- Ferrari: Charles Leclerc 4-2 Lewis Hamilton
- Red Bull: Max Verstappen 3-0 Yuki Tsunoda
- Mercedes: George Russell 6-0 Andrea Kimi Antonelli
- Aston Martin: Lance Stroll 1-5 Fernando Alonso
- Alpine: Pierre Gasly 5-1 Jack Doohan
- Haas: Esteban Ocon 3-3 Oliver Bearman
- Racing Bulls: Isack Hadjar 2-1 Liam Lawson; Max Verstappen 3-0 Yuki Tsunoda
- Williams: Alexander Albon 4-2 Carlos Sainz
- Sauber: Nico Hulkenberg 4-2 Gabriel Bortoleto