Steven Gerrard deixa o comando do Al-Ettifaq após 18 meses

Steven Gerrard encerrou seu contrato como técnico do Al-Ettifaq por mútuo acordo, após 18 meses no cargo. O ex-comandante do Aston Villa e do Rangers havia se juntado ao clube saudita em julho de 2023.

O ex-meio-campista da Inglaterra e do Liverpool, havia assinado uma extensão de contrato de dois anos em janeiro de 2024, que o manteria ligado ao clube até 2027. No entanto, o Al-Ettifaq venceu apenas cinco de suas 17 partidas na liga nesta temporada, ficando apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento.

"O futebol é imprevisível e às vezes as coisas não saem como queremos", disse Gerrard. "No entanto, saio com grande respeito pelo clube e pelo país. Não tenho dúvidas de que o trabalho que está sendo feito trará sucesso no futuro e desejo ao time o melhor para o resto da temporada."

Gerrard também comentou que foi bem recebido desde o primeiro dia e que gostou da oportunidade de trabalhar em um novo país com uma cultura diferente. “No geral, aprendi muito e foi uma experiência positiva para mim e para minha família também”, completou.

O presidente do clube Al-Ettifaq, Samer Al Misehal, afirmou que Gerrard transformou o clube. "Às vezes as coisas não saem como planejado, mas as bases sólidas que ele ajudou a construir garantirão um futuro brilhante a longo prazo", disse o presidente. "Ele mudou o clube para melhor e isso nunca será esquecido. Esta decisão, tomada com respeito mútuo e em acordo, é do melhor interesse tanto de Steven quanto do clube à medida que avançamos."

Carreira de Gerrard como técnico

Após uma carreira de destaque como jogador no Liverpool e na Inglaterra, Gerrard, de 44 anos, iniciou sua carreira como técnico no Rangers em 2018 e levou o clube ao seu primeiro título da Scottish Premiership em 10 anos na temporada 2020-21.

Ele sucedeu Dean Smith como técnico do Villa em novembro de 2021, mas foi demitido 11 meses depois, após apenas 13 vitórias em 40 jogos. Gerrard guiou o Al-Ettifaq a um sexto lugar em sua primeira temporada.

Ele deixa o clube na 12ª posição em uma liga de 16 equipes, tendo vencido 23 de seus 59 jogos no geral. Durante seu tempo na Arábia Saudita, Gerrard teria sido um dos técnicos mais bem pagos do mundo, com um salário de cerca de £15 milhões por ano.

Gerrard foi um dos melhores jogadores de sua época, com passagens marcantes pelo Liverpool e pela seleção da Inglaterra, sendo um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol inglês.

Apesar da passagem sem sucesso no Al-Ettifaq, o técnico inglês é conhecido pela sua postura tática e liderança dentro de campo, que podem ser observadas em sua trajetória, como por exemplo no Rangers, onde conquistou o Campeonato Escocês após uma década sem títulos.

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.