Ronaldo se lança à presidência da CBF para recuperar prestígio do futebol brasileiro
Ronaldo, lenda do futebol brasileiro, anunciou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O objetivo declarado é recuperar o prestígio da Seleção Brasileira, que vem apresentando resultados abaixo do esperado em competições internacionais.
Aos 48 anos, o ex-jogador, com 98 partidas pela seleção, concorrerá ao cargo atualmente ocupado por Ednaldo Rodrigues. O mandato de Rodrigues se encerra em março de 2026, e as eleições presidenciais da CBF devem ocorrer nos 12 meses anteriores a essa data.
Em entrevista ao Globo Esporte, Ronaldo destacou a importância do futebol para o povo brasileiro e lamentou a atual falta de interesse da população pela seleção. “Por muitas décadas, o futebol brasileiro sempre foi a válvula de escape do povo brasileiro diante dos problemas do dia a dia“, afirmou. “Era o combustível do povo brasileiro, e hoje vemos uma total falta de interesse da população na seleção nacional.“
Entre suas motivações para a candidatura, Ronaldo citou a necessidade de resgatar o prestígio e respeito que a seleção sempre teve no cenário internacional. “Entre centenas de coisas que me motivam a ser candidato à presidência da CBF está recuperar esse prestígio e respeito que a Seleção sempre teve e que ninguém mais tem hoje“, disse.
Ronaldo, campeão mundial em 1994 e 2002, ocupa a segunda posição na lista de maiores artilheiros da história das Copas do Mundo, com 15 gols em 19 jogos, atrás apenas de Miroslav Klose. Sua carreira internacional, que durou 17 anos, inclui também dois títulos da Copa América e uma medalha de bronze olímpica.
Desde a aposentadoria internacional de Ronaldo em 2011, o Brasil conquistou apenas uma Copa América e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 pela Croácia. Para Ronaldo, a falta de bons resultados não se justifica, considerando o grande talento dos jogadores brasileiros. “Temos os melhores jogadores, temos Vinicius Jr, Neymar, Rodrygo, Estevão, Endrick… temos muito talento, como não podemos jogar bem?“, questionou. “Temos que mudar essa dinâmica. O Brasil tem que ser protagonista na Copa do Mundo, na Copa América, não pode ficar de fora das Olimpíadas. É inaceitável para o talento que temos.“
Como parte de sua campanha, Ronaldo afirma que venderá sua participação no Real Valladolid, clube da La Liga espanhola.