Premier League implementará tecnologia de impedimento semi-automática a partir de abril

A Premier League anunciou que irá introduzir a tecnologia de impedimento semi-automática a partir da rodada de jogos que começa no sábado, 12 de abril. A decisão foi tomada após testes em situações reais e sua estreia no futebol inglês durante a quinta rodada da FA Cup, no final de fevereiro.
O sistema tem como objetivo facilitar as decisões de impedimento difíceis para os árbitros, automatizando partes importantes do processo. A Premier League afirma que a tecnologia “melhora a velocidade, eficiência e consistência na tomada de decisões sobre impedimento”, auxiliando o árbitro assistente de vídeo (VAR).
A tecnologia foi utilizada pela primeira vez em competições de elite na Copa do Mundo de 2022 no Qatar, e também está presente na Serie A (Itália), La Liga (Espanha) e Champions League.
O primeiro jogo da Premier League a utilizar a novidade será o confronto entre Manchester City e Crystal Palace (12:30 BST).
Como funciona a tecnologia de impedimento semi-automática
O sistema busca reduzir a subjetividade humana, substituindo decisões manuais por análises automatizadas.
Atualmente, em situações de impedimento duvidoso, os oficiais na sala do VAR precisam determinar três pontos cruciais: o momento exato do chute na bola, a posição do corpo do defensor no momento do chute e a posição do corpo do atacante no mesmo instante. A nova tecnologia automatizará essas três etapas.
Câmeras especiais foram instaladas sob o teto de todos os 20 estádios da Premier League para monitorar elementos-chave em lances de impedimento. Elas rastreiam o movimento da bola e 10.000 pontos de dados na superfície dos corpos dos 22 jogadores. Isso permite determinar automaticamente se o corpo de um jogador atacante estava além do último defensor no momento do passe.

A inteligência artificial (IA) gerencia o processo, monitorando o movimento da bola e dos jogadores, antes de tomar uma decisão sobre o impedimento. Os oficiais do VAR verificam se o sistema determinou corretamente os três pontos-chave antes de confirmar a decisão. Em seguida, os árbitros de campo informam os jogadores.
Uma animação 3D da decisão, produzida pela inteligência artificial, será exibida na televisão e nos telões do estádio.