O goleiro espanhol Pepe Reina, de 42 anos, anunciou que se aposentará dos gramados ao final desta temporada. Atualmente no Como, da Itália, Reina se despedirá do futebol profissional após a partida contra a Inter de Milão, pela Serie A, na sexta-feira.
Com uma carreira brilhante, marcada por passagens em grandes clubes e conquistas importantes, Reina encerra um ciclo de sucesso. “Uma carreira muito bonita está chegando ao fim, uma vida muito plena”, declarou Reina à Movistar. “Me sinto muito afortunado por tudo o que vivi. Eu não esperava por isso, mas acho que chegou a hora e sinto que devo encerrar aqui.”

Formado nas categorias de base do Barcelona, Reina integrou a seleção espanhola campeã da Copa do Mundo de 2010 e das Eurocopas de 2008 e 2012. Sua passagem mais marcante foi no Liverpool, onde atuou de 2005 a 2014, somando 394 jogos. Pelos Reds, conquistou a FA Cup e a Copa da Liga Inglesa. Além disso, Reina faturou o prêmio Premier League Golden Glove (Luva de Ouro da Premier League) por três temporadas consecutivas, de 2005-06, como o goleiro com o maior número de jogos sem sofrer gols.
Após deixar o Liverpool, Reina passou por Bayern de Munique, Napoli, Milan, Aston Villa, Lazio e Villarreal, antes de chegar ao Como. Em 2023, atuando pelo Villarreal, Reina alcançou a marca de 1.000 jogos como profissional.
A carreira de Pepe Reina é um exemplo de longevidade e sucesso no futebol europeu. Sua experiência e liderança foram importantes em todos os clubes que defendeu. Aos 42 anos, Reina se despede dos gramados com a certeza de ter construído uma trajetória vitoriosa.