Em reconhecimento à conquista histórica de Shai Gilgeous-Alexander, astro do Oklahoma City Thunder, o prefeito de Oklahoma City, David Holt, declarou a quinta-feira, 22 de maio de 2025, como o “Dia de Shai Gilgeous-Alexander” na cidade.
A homenagem segue o anúncio oficial de que Gilgeous-Alexander foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA na temporada 2024-25. Esta é a terceira vez em 17 anos que Oklahoma City é lar do maior jogador de basquete do mundo, segundo o prefeito.

“Em nome do povo de Oklahoma City, parabenizo nosso Shai Gilgeous-Alexander por ser nomeado o Jogador Mais Valioso da National Basketball Association”, disse Holt em um comunicado publicado em sua página oficial no Facebook.
“Em reconhecimento à conquista histórica de Shai e à contribuição única para Oklahoma City, estou proclamando amanhã – quinta-feira, 22 de maio de 2025 – como o DIA DE SHAI GILGEOUS-ALEXANDER em OKC!
“Feliz Dia de Shai para aqueles que celebram!”
Gilgeous-Alexander recebeu 71 de 100 votos de primeiro lugar. Nikola Jokic, do Denver Nuggets, ficou em segundo lugar, com os 29 votos restantes. Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, terminou em terceiro. Ao todo, 12 jogadores diferentes receberam pelo menos um voto entre os cinco primeiros.
Shai Gilgeous-Alexander se tornou o primeiro jogador do Thunder a ganhar o prêmio de MVP desde que Russell Westbrook alcançou o feito em 2016. Antes disso, Kevin Durant também foi nomeado MVP da NBA em 2014. Eles são os únicos jogadores do Oklahoma City a receber a prestigiosa honraria.
O destaque do Thunder teve médias de 32,7 pontos, 6,4 assistências e 5,0 rebotes por jogo, acertando 37,5% dos arremessos de três pontos durante a temporada regular. Gilgeous-Alexander vinha de uma atuação de 31 pontos na vitória por 114 a 88 contra o Minnesota Timberwolves na terça-feira, no Jogo 1 da Final da Conferência Oeste.