Marc Márquez domina sprint em Le Mans com dobradinha Ducati

Marc Márquez domina sprint em Le Mans com dobradinha Ducati
Marc Márquez conquistou a liderança do campeonato mundial ao vencer a corrida de sprint em Le Mans (Imagem: Instagram Moto GP)

Em uma exibição de pura dominância, Marc Márquez conquistou a liderança do campeonato mundial ao vencer a corrida de sprint em Le Mans, neste sábado. A vitória também marcou um feito inédito: a sexta vitória consecutiva de Márquez em sprints, estabelecendo um novo recorde na MotoGP.

A corrida viu uma dobradinha da Ducati, com Alex Márquez, irmão de Marc, garantindo o segundo lugar, seguido de perto por Fermín Aldeguer, completando o pódio.

O piloto da casa, Fabio Quartararo, da Yamaha, largou na pole position e liderou boa parte da prova, mas não conseguiu manter o ritmo das Ducatis, terminando em quarto lugar.

Marc Márquez conquistou a liderança do campeonato mundial ao vencer a corrida de sprint em Le Mans
Marc Márquez conquistou a liderança do campeonato mundial ao vencer a corrida de sprint em Le Mans (Imagem: Instagram Moto GP)

O início da corrida

Quartararo teve uma largada razoável, e Marc Márquez aproveitou para assumir a ponta. No entanto, Márquez errou na curva que antecede a Dunlop, permitindo que Quartararo reassumisse a liderança com uma vantagem confortável sobre Marc, Alex Márquez, Francesco Bagnaia e Aldeguer.

A torcida francesa se animou ao ver Quartararo cruzar a linha de chegada da primeira volta com uma vantagem de quase um segundo, mas essa seria a maior vantagem do piloto da Yamaha durante toda a corrida.

Reviravoltas e quedas

Na segunda volta, Bagnaia perdeu o controle de sua Ducati na freada da Dunlop e abandonou a corrida. O campeão mundial terá que se recuperar no domingo após um sábado difícil, que começou com um modesto sexto lugar no grid.

Na frente, era questão de tempo até que Marc Márquez ultrapassasse Quartararo. A primeira tentativa veio na Dunlop, na sexta volta. Quartararo resistiu brevemente, mas Márquez conseguiu a ultrapassagem na Garage Vert e abriu vantagem, rumo a mais uma vitória em sprint.

A disputa pelo pódio

Quartararo começou a perder rendimento na segunda metade da corrida e não conseguiu impedir a ultrapassagem de Alex Márquez na oitava volta. Duas voltas depois, Aldeguer também o ultrapassou, garantindo o terceiro lugar após uma batalha intensa que começou na Dunlop e terminou duas curvas depois, no Musee.

Aldeguer manteve a consistência nas voltas finais para conquistar seu primeiro pódio na MotoGP.

Marco Bezzecchi (Aprilia) vinha logo atrás de Aldeguer, mas um erro na terceira volta o tirou da briga pelo pódio. A disputa pelo quinto lugar se tornou um duelo entre as KTMs de Maverick Viñales (Tech3), que liderava a dupla da equipe de fábrica, Pedro Acosta e Brad Binder.

Após a queda de Binder na quarta volta, a batalha se restringiu a Acosta e Viñales. Acosta liderou a maior parte da corrida, mas Viñales pressionou incessantemente. No fim, o quinto lugar ficou com Viñales após um erro de Acosta na última volta, que o fez cair para a 19ª posição.

Johann Zarco (LCR Honda) animou a torcida francesa ao sair da 11ª posição no grid e terminar em um sólido sexto lugar.

Fabio di Giannantonio também se recuperou de uma manhã difícil, saindo da 17ª posição no grid para terminar em sétimo.

As últimas posições que garantiram pontos foram para a Yamaha de Alex Rins e a Honda de Joan Mir.

Resultados da corrida de Sprint – Grande Prêmio da França

Confira a classificação dos 9 primeiros colocados:

  1. Marc Márquez (Ducati)
  2. Alex Márquez (Ducati) +0.530
  3. Fermín Aldeguer (Ducati) +2.164
  4. Fabio Quartararo (Yamaha) +2.840
  5. Maverick Viñales (KTM) +5.285
  6. Johann Zarco (Honda) +7.939
  7. Fabio Di Giannantonio (Ducati) +8.367
  8. Alex Rins (Yamaha) +8.930
  9. Joan Mir (Honda) +9.858

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.