Marc Marquez abre mão de patrocínio da Red Bull para correr pela Ducati

Marc Marquez teve de abrir mão de seu principal patrocinador pessoal, a Red Bull, para concretizar seu plano de ingressar na equipe de fábrica da Ducati. A decisão foi motivada pela associação da Ducati com a Monster, concorrente direta da marca austríaca de bebidas energéticas.
“Por respeito à Red Bull, não terei um patrocinador pessoal. Quero agradecer à família Red Bull e espero que continuemos amigos”, declarou Marquez em dezembro, no canal de televisão austríaco Servus TV, pertencente à Red Bull.
Durante a apresentação da equipe Ducati, na última segunda-feira, Marquez já vestia o logotipo da Monster em seu boné e macacão de corrida. A marca também está presente na moto. Este ano, a Monster aumentou sua presença, especialmente na Desmosedici GP25, onde aparece nas bengalas, além da quilha.
O contrato padrão da Ducati exige que seus pilotos exibam a marca de bebidas californiana nas motos, macacões e bonés durante eventos de Grande Prêmio e atividades promocionais ligadas à equipe.
A Monster abordou Marquez, oferecendo-lhe um contrato idêntico ao que Francesco Bagnaia assinou. No entanto, o espanhol recusou a oferta por lealdade à Red Bull, com a qual espera retomar o relacionamento quando surgir a oportunidade. Essa retomada não parece provável a curto prazo, já que a Monster estendeu sua aliança com a Ducati e aumentou sua contribuição financeira para o projeto.
A fabricante de Borgo Panigale esperava um contato da Red Bull após a confirmação da chegada do hexacampeão mundial para 2025. No entanto, a empresa austríaca não se moveu nessa direção até depois do verão, quando já era tarde demais.

O único espaço onde Marquez pode exibir seus patrocinadores visivelmente é em parte do capacete. Ele pode exibir a marca (Shoei) na parte superior do macacão de corrida, onde também colocou um pequeno distintivo da Estrella Galicia e o nome de sua agência, Vertical, na parte inferior.
Essa empresa de representação de talentos gerencia a carreira de outros pilotos, como Alex Marquez e o jovem Maximo Quiles, além de alguns artistas, influenciadores e celebridades, incluindo Gemma Pinto, modelo e parceira de Marc Marquez.
No capacete, devido ao conflito de interesses que impediu a presença da Red Bull, Marquez optou por colocar outro de seus importantes patrocinadores pessoais. O logotipo da variante de cerveja sem álcool da Estrella Galicia (EG 0.0) aparece na parte superior da nuca. A área frontal e da mandíbula, uma ‘propriedade’ da Ducati, exibe a Lenovo, principal patrocinadora da estrutura.
A EG também ocupa uma faixa na parte superior da viseira, onde outro patrocinador do piloto, Insta360, aparece na parte inferior. A Vertical também aparece na área da dobradiça da viseira, enquanto a Ducati colocou um de seus patrocinadores históricos, Parmacotto, um fabricante de presunto cozido, no queixo.
Novos patrocínios pessoais
Embora Marquez possa exibir apenas quatro de seus patrocinadores pessoais quando está na pista (Shoei, Estrella Galicia, Insta360 e a marca de equipamentos esportivos Alpinestars), o piloto tem uma longa lista de empresas associadas à sua imagem pessoal, como Audi, La Roche Posay (cosméticos) e Mondraker (bicicletas).
Em poucos dias, espera-se que ele anuncie “um poderoso patrocinador pessoal espanhol”, uma marca que, embora não possa aparecer no equipamento ou capacete do piloto por enquanto, já quer acompanhá-lo imediatamente.
Após a apresentação em Madonna di Campiglio, onde a moto, o macacão de corrida e o capacete com todos os patrocinadores foram vistos pela primeira vez, alguns detalhes do lado de Marquez ainda precisam ser revelados, como qual marca ele carregará na garrafa de bebida na garagem, paddock e pódio, embora seja provável que seja EG.
O que ele não poderá usar nos circuitos ou em aparições públicas são os óculos de sol Oakley. Durante o evento na estação de esqui dos Dolomitas, Marquez foi visto esquiando com uma tela de uma das marcas esportivas da Carrera (Smith), parceira da Ducati, com a qual o espanhol não tem contrato.