Madison Keys conquista primeiro Grand Slam no Australian Open

Em uma final emocionante, Madison Keys conquistou seu primeiro título de Grand Slam no Australian Open, neste sábado. A tenista americana superou a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, por 6/3, 2/6 e 7/5. Após a partida, Keys expressou sua emoção e alívio, lembrando das dificuldades e lesões que enfrentou no último ano, além de ter perdido uma final do US Open em 2017. “Eu queria esse título há tanto tempo e já estive em uma final de Grand Slam antes e não consegui vencer. Não sabia se conseguiria voltar a esta posição para tentar ganhar um troféu novamente, mas acreditou em mim quando eu não acreditava em mim mesma”, disse Keys na premiação.
A vitória de Keys completou uma sequência de 12 vitórias consecutivas no circuito. Antes de derrotar Sabalenka, ela também havia vencido a número 1 do mundo, Iga Swiatek, na semifinal. A tenista é treinada pelo marido, Bjorn Fratangelo, que chegou a ser número 99 do mundo na ATP. Com o título, Keys retorna ao top 10 do ranking mundial, igualando sua melhor marca na carreira.
Enquanto isso, no tênis em cadeira de rodas, Yui Kamiji demonstrou seu domínio ao conquistar o título de simples feminino, vencendo a holandesa Aniek Van Koot por duplo 6/2. Este é o nono título de simples de Grand Slam de Kamiji e o terceiro no Australian Open. A japonesa, que não vencia um Grand Slam desde 2020, destacou a importância desta vitória e elogiou a resiliência de Van Koot.
No masculino, Alfie Hewett conquistou o título de simples em cadeira de rodas, superando o japonês Tokito Oda por 6/4 e 6/3. O britânico celebrou o bicampeonato com muita emoção, após ter sido derrotado pelo mesmo adversário em finais recentes de outros Grand Slams. “Tokito, tivemos tantas batalhas em finais nos últimos dois anos, então obrigado por me deixar ter esta. Você teve meu número nos últimos Grand Slams”, disse Hewett.

Já na categoria Quad, o holandês Sam Schroder conquistou seu quarto título consecutivo de simples no Australian Open, derrotando Niels Vink por 7/6 (9/7) e 7/5. Schroder expressou a alegria de mais uma vez ter vencido, recuperando o posto de número 1 do mundo. “É muito especial para mim mais uma vez ter vencido”, disse ele. “Depois do primeiro, você quer o segundo. Inacreditável ter vencido o quarto. É realmente louco quando penso nisso. Acho que ganhar um Grand Slam é sempre muito especial.”
Na competição juvenil, o suíço Henry Bernet, de 18 anos, celebrou seu aniversário com a conquista do título, vencendo o norte-americano Benjamin Willwerth por 6/3 e 6/4. Bernet se tornou o primeiro suíço a vencer o juvenil em Melbourne. “Estou apenas tentando me desenvolver, fazer minha própria jornada”, declarou. “Mas obviamente sempre haverá algumas comparações. Isso não é um problema para mim. É uma motivação também”. Bernet é treinado por Severin Luthi, conhecido por seu trabalho com Roger Federer e Stan Wawrinka.