Lakers avaliam não incluir Austin Reaves em possível troca por De’Aaron Fox

De’Aaron Fox é um jogador de basquete superior a Austin Reaves. Não há discussão estatística que refute isso. Mesmo as projeções mais otimistas sobre o futuro de Reaves reconhecem que Fox possui qualidades físicas que ele não tem. A velocidade de Fox é um diferencial, e Reaves não consegue competir nesse quesito. Em um cenário ideal de construção de time, Fox seria a escolha óbvia.
Contudo, a montagem de um elenco na NBA é mais complexa. Segundo o jornalista Jake Fischer, o interesse de De’Aaron Fox em ir para o Los Angeles Lakers é freado pela recusa da equipe em incluir Reaves em uma possível negociação. Isso surpreende muitos, já que os Lakers priorizam estrelas. Porém, faz sentido no contexto atual da equipe.

O salário de Reaves é inferior a 13 milhões de dólares por temporada, enquanto Fox ganha quase 35 milhões. Para uma troca ser legal, os Lakers teriam que incluir mais 22 milhões em salários, o que tornaria a negociação difícil. Jogadores como Jarred Vanderbilt, propenso a lesões, não são atrativos para outras equipes. Dorian Finney-Smith seria interessante, mas seu salário não pode ser agregado antes do prazo de trocas. A melhor opção seria incluir Rui Hachimura e Gabe Vincent, o que enfraqueceria a equipe. Os Kings provavelmente pediriam o jovem Max Christie, que se tornou um defensor importante para os Lakers. Qualquer cenário envolveria sacrifícios de profundidade.
Além disso, os Lakers têm poucas escolhas de draft disponíveis para troca, apenas para 2029 e 2031. Trocar um jogador do calibre de Fox sem incluir uma escolha de primeira rodada é improvável. A equipe ficaria com LeBron James, Anthony Davis e Fox, mas com poucas outras opções, o que remete à situação de 2021-22 quando adicionaram Russell Westbrook.
Fox e o desafio no arremesso de três pontos
Fox é um arremessador de três pontos melhor que Westbrook, porém sua média de acerto acima da média da liga ocorreu apenas duas vezes em oito temporadas. Sua capacidade de infiltração é valiosa, e talvez possa melhorar o aproveitamento de arremessos de três dos Lakers, um ponto fraco da equipe. Reaves, por outro lado, tem um bom aproveitamento em arremessos de três. Ele lidera os Lakers com 2,5 bolas de três convertidas por jogo e tem se mantido acima dos 39% de acerto em arremessos abertos nos últimos três anos. Embora Fox também pontue em arremessos de três, ele tem um aproveitamento inferior em chutes abertos. Essa troca pode resultar em uma queda na porcentagem de acertos de três dos Lakers, que já é baixa.
A melhoria na criação de jogadas seria suficiente para compensar essa perda nos arremessos? Os Lakers já se saem bem quando LeBron James está fora de quadra, especialmente com Reaves. As escalações com Reaves sem James têm um bom desempenho ofensivo. A dupla James-Reaves tem se mostrado eficaz em temporadas passadas. Davis também tem evoluído em seus arremessos e assistências, e por isso a troca não se justifica.
Uma troca por Fox seria mais útil para o futuro, para garantir que Davis tenha um parceiro após a aposentadoria de James. No entanto, isso significaria sacrificar escolhas de draft e flexibilidade salarial. A equipe teria que contar com o desenvolvimento de jogadores como Max Christie e Dalton Knecht. Caso contrário, teria que investir em jogadores de alto valor no mercado. Fox é um jogador superior a Reaves, mas a troca não faz sentido no panorama geral da equipe.
Se Fox fosse um jogador de nível superior, a troca faria mais sentido. Os Lakers não hesitaram em trocar quase todos os seus jogadores por Anthony Davis. A diferença é que Davis é uma superestrela, assim como Anthony Edwards e Luka Doncic. Equipes como o San Antonio Spurs, com jovens como Victor Wembanyama, têm mais condições de montar um time para cercar um jogador como Fox. Os Lakers, com os ativos e a situação atual, não.
A presença de Reaves é valiosa para os Lakers. Se ele e James forem suficientes na criação de jogadas, a equipe pode usar os recursos para reforçar outras áreas. Davis já expressou publicamente a necessidade de um pivô. Um ala com bom arremesso de três também seria importante. A equipe pode buscar outras opções mais adequadas. Caso os Lakers não vislumbrem um título em 2025, é melhor manter seus ativos. Um jogador do nível de Doncic ou Edwards pode surgir, e os Lakers teriam condições de buscá-lo. Ou, podem optar por reconstruir a equipe. Uma troca por Fox seria arriscada, pois limitaria as opções futuras.
Apenas equipes com muitos ativos, como os Spurs e o Oklahoma City Thunder, podem fazer uma troca como essa. Uma vez feita, não há volta, e o time precisa ter confiança em suas chances de título. No caso dos Lakers, uma troca por Fox não parece ser a melhor solução. Ele seria uma ótima opção para outras equipes, mas não para os Lakers.