Kai Havertz sofre lesão no tendão e desfalca Arsenal no restante da temporada

O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, anunciou que Kai Havertz sofreu uma lesão no tendão durante um treinamento e não jogará mais nesta temporada. A contusão ocorreu de forma inesperada, quando o atacante tentava bloquear um chute.
Havertz será submetido a uma cirurgia e a previsão é que retorne apenas na pré-temporada. Arteta lamentou a perda, especialmente devido ao número de jogadores lesionados no elenco.
“Ele ia impedir um chute após uma bola parada, esticou a perna e sentiu o tendão”, explicou Arteta. “Estávamos tendo um ótimo período em Dubai, recarregando as energias, treinando, tendo um tempo de folga e nos conectando novamente com a natureza e um ambiente diferente.”
Não é só Kai Havertz no DM
Além de Havertz, Gabriel Jesus, Bukayo Saka e Gabriel Martinelli também estão afastados por lesão, deixando Leandro Trossard, Raheem Sterling e o jovem Ethan Nwaneri como opções para o ataque.

Arteta tem lidado com diversos problemas de lesão ao longo da temporada, com jogadores como Ben White, Martin Odegaard e Riccardo Calafiori também desfalcando o time por longos períodos.
Em setembro, o capitão do Manchester City, Rodri, chegou a mencionar a possibilidade de os jogadores entrarem em greve em protesto contra o aumento do número de partidas devido às novas competições da Uefa e ao Mundial de Clubes da Fifa.
Arteta comentou sobre o acúmulo de jogos: “Temos jogadores lesionados que disputaram 130 partidas nas últimas duas temporadas, então é um acidente esperando para acontecer quando você continua a carregar, carregar e carregar. A intensidade está em um nível diferente e as demandas em termos de minutos neste ambiente competitivo estão cada vez maiores e é uma consequência disso.”
O técnico ressaltou que a quantidade de lesões musculares e tendinosas está mais alta do que nunca e que há uma relação entre o calendário e as contusões.
Aumento nas lesões musculares
Ben Dinnery, fundador da Premier Injuries, aponta que, embora o número total de lesões tenha diminuído em comparação com a temporada anterior, houve um aumento nas lesões musculares, como as distensões nos tendões.
“A narrativa é que as lesões estão disparando nesta temporada, mas, na verdade, não estão”, disse Dinnery ao BBC Sport’s Football News Show.
Ele explica que o tempo de recuperação dessas lesões tem sido maior. “Quando analisamos a temporada 2023-24 isoladamente, observando a média das quatro anteriores, vimos um aumento nas lesões nos tendões, certamente nas mais graves, em cerca de 65%.”
Dinnery define como graves as lesões nos tendões que afastam um jogador por mais de 30 dias, e os números desta temporada seguem essa tendência.
Com a janela de transferências fechada, Arteta afirmou que consideraria contratar um agente livre para suprir a crise de lesões no ataque.
“Vou explorar todas as situações possíveis e tomar uma decisão a partir daí”, concluiu.