José Aldo se aposenta do MMA após derrota no UFC 315: ‘Eu não queria mais’

José Aldo se aposenta do MMA após derrota no UFC 315: ‘Eu não queria mais’
José Aldo, anunciou sua aposentadoria após ser derrotado por Aiemann Zahabi no UFC 315 (Imagem: Instagram José Aldo)

A lenda do MMA, José Aldo, anunciou sua aposentadoria após ser derrotado por Aiemann Zahabi no UFC 315, realizado no último sábado (10) em Montreal, Canadá. A decisão unânime dos jurados marcou o fim da carreira de um dos maiores nomes do esporte.

Visivelmente emocionado, Aldo confirmou a decisão ainda no octógono e, em entrevista ao “UFC Fight Pass Brasil”, revelou que a aposentadoria já estava planejada antes mesmo do combate. A derrota para Zahabi foi a terceira em suas últimas quatro lutas no UFC.

“Sim (se tivesse vencido, também teria se aposentado). Eu já estava brigando com isso. Não foi nem questão de peso que eu estava… Eu cheguei à noite mesmo e conversei com o Dedé (Pederneiras), falei que não queria mais, que estava de saco cheio disso tudo”, revelou Aldo.

Aos 38 anos, o ex-campeão peso-pena encerra sua trajetória no UFC em um local de grande simbolismo. Foi no Canadá, em 2011, que Aldo fez sua estreia na organização, vencendo Mark Hominick e se consagrando como o primeiro campeão da divisão dos penas.

José Aldo, anunciou sua aposentadoria após ser derrotado por Aiemann Zahabi no UFC 315
José Aldo, anunciou sua aposentadoria após ser derrotado por Aiemann Zahabi no UFC 315 (Imagem: Instagram José Aldo)

A preparação para o UFC 315 foi árdua, marcada por problemas físicos e de saúde. Aldo sofreu um estiramento no braço, problemas abdominais e virose. Apesar da recomendação médica para se retirar da luta, o atleta optou por competir, honrando sua trajetória e buscando encerrar a carreira onde tudo começou.

“(A preparação) para essa luta foi fogo… Os médicos queriam me tirar da luta e eu não queria. Se na minha cabeça essa seria minha última luta, eu queria que fosse aqui no Canadá. Eu comecei aqui (trajetória no UFC) e queria fechar aqui… Queria fechar bem, mas faz parte”, explicou.

O peso emocional também influenciou a decisão de Aldo. Ele já havia discutido a aposentadoria com seu treinador e empresário, Dedé Pederneiras, e com sua esposa, Viviane. Agora, o ex-campeão pretende dedicar mais tempo à família e explorar novas funções dentro do mundo do esporte. Assim como Aldo,

“Não foi questão de não bater o peso, eu já estava com isso na mente. Eu já estava conversando com o Dedé (treinador e empresário), com a Viviane (esposa), eu já queria passar para o outro lado. Acho que é mais mentalmente… Eu quero curtir a família, pegar minha filha na escola, o meu filho. É isso que eu quero fazer”, afirmou.

Aldo se despediu emocionado dos fãs e companheiros de equipe: “Fico muito emocionado. Agradeço todo mundo, os fãs… Acho que eu dei tudo de mim, mas acredito que é a hora de parar agora… Mas é isso, não tenho palavras. Obrigado por tudo”, finalizou.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.