Jorge Martin sofre múltiplas fraturas em acidente no Grande Prêmio do Qatar de MotoGP

O atual campeão mundial de MotoGP, Jorge Martin, sofreu um forte trauma no tórax e oito costelas fraturadas em um acidente durante o Grande Prêmio do Qatar. O incidente ocorreu na décima volta da corrida, quando Martin perdeu o controle de sua Aprilia em uma curva rápida à direita.
Este fim de semana marcava o retorno do piloto espanhol às pistas após ficar de fora das três primeiras etapas da temporada devido a uma lesão sofrida durante um treinamento na pré-temporada. Apesar das dificuldades com a mão esquerda, Martin havia demonstrado um ritmo competitivo em sua Aprilia, classificando-se em 14º lugar, apenas uma posição atrás de seu companheiro de equipe, Marco Bezzecchi.
Após o acidente, o diretor médico da MotoGP, Angel Charte, relatou que Martin estava consciente e orientado. O exame radiológico inicial indicou um pneumotórax traumático. Havia também suspeitas de uma costela fraturada, mas a extensão do dano era difícil de determinar devido ao pneumotórax. Martin foi estabilizado com analgésicos e transferido para o Hamad General Hospital para uma tomografia computadorizada detalhada.
A tomografia computadorizada revelou um aumento no pneumotórax, levando à decisão de manter Martin no hospital para observação por alguns dias. Em um comunicado divulgado na manhã de segunda-feira, a Aprilia confirmou que Martin sofreu oito fraturas nas costelas.
O comunicado da Aprilia detalhou que “Jorge Martin passou a noite no Hamad General Hospital. Não há alterações traumáticas que afetem o cérebro, a coluna cervical ou os órgãos abdominais”. O relatório acrescentou: “Uma atualização sobre as fraturas nas costelas: oito fraturas afetam os arcos costais posteriores do primeiro ao oitavo e há três fraturas observadas nos arcos laterais do sétimo ao nono. Inchaço pleural mínimo também é notado no contexto do pneumotórax conhecido”. A equipe confirmou que Martin permanecerá sob observação no Hamad International Hospital até que o pneumotórax se resolva.
Apesar de ter conseguido completar a corrida de sprint no sábado, a participação de Martin na corrida principal era incerta. Ele estava em 15º lugar na primeira volta, mas perdeu posições antes do acidente que encerrou sua participação no Grande Prêmio do Qatar.