João Fonseca conquista título inédito no ATP 250 de Buenos Aires e se torna o número 1 do Brasil

A semana histórica de João Fonseca no saibro de Buenos Aires culminou com a conquista do seu primeiro título de ATP 250, ao vencer o argentino Francisco Cerúndolo na final. Fonseca superou Cerúndolo, 28º do ranking, por 6/4 e 7/6 (7-1) em 1h45 de jogo na quadra Guillermo Vilas.
Aos 18 anos, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio da ATP. O carioca é o décimo jogador do país a vencer uma competição da elite do circuito, repetindo o feito de Gustavo Kuerten, campeão do torneio em 2001.
Com a vitória, Fonseca ascende no ranking da ATP, saltando para o 68º lugar e se tornando o novo número 1 do Brasil. Além disso, a premiação de US$ 100.160 o faz ultrapassar a marca de US$ 1 milhão arrecadado na carreira.

Durante a semana em Buenos Aires, Fonseca venceu quatro argentinos: Tomas Etcheverry, Federico Coria, Mariano Navone e Francisco Cerúndolo. O público argentino demonstrou respeito ao brasileiro durante o torneio e também na final. João Fonseca avança à semifinal do ATP 250 de Buenos Aires após vitória emocionante
O próximo compromisso de Fonseca será no Rio Open, único ATP 500 da América do Sul.
Agressividade e condições de jogo favoráveis
As condições mais rápidas da quadra, devido ao tempo seco, favoreceram o tênis agressivo de Fonseca, que se impôs diante de Cerúndolo. O bom desempenho no saque também foi crucial. Fonseca liderou a estatística de winners por 26 a 16. Ele conseguiu quatro quebras em nove chances e perdeu três games de saque.
O jogo começou com quebras seguidas, mas Fonseca se manteve calmo e confirmou seus games de serviço de forma segura. No fim do primeiro set, o brasileiro quebrou o serviço de Cerúndolo e definiu a parcial com um ace.
No segundo set, Fonseca pressionou o serviço de Cerúndolo e conseguiu uma quebra no quinto game. Sacando para o jogo, teve o serviço quebrado, mas recuperou a vantagem no game seguinte. Apesar da reação do argentino, Fonseca começou o tiebreak jogando bem, sustentou a pressão e administrou a vantagem para vencer o jogo e fazer história para o tênis brasileiro.
Muito orgulho para o tênis brasileiro