João Fonseca avança à semifinal do ATP 250 de Buenos Aires após vitória emocionante

A semana de destaque de João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires teve mais um capítulo nesta sexta-feira, com a classificação para a semifinal do torneio em quadras de saibro. O carioca de 18 anos, número 2 do Brasil e 99º do mundo, salvou dois match-points e superou o argentino Mariano Navone, 47º do ranking, com parciais de 3/6, 6/4 e 7/5 em 2h53 de partida.
Fonseca disputará sua primeira semifinal de ATP, tornando-se o jogador mais jovem do país a alcançar tal feito neste nível de competição. Ele está provisoriamente subindo para o 82º lugar no ranking mundial e garante os 100 pontos que teria a defender na próxima semana. Após o torneio de Buenos Aires, o carioca competirá no Rio Open pela terceira vez, onde chegou às quartas de final no ano anterior.

Este foi o terceiro encontro entre Fonseca e Navone no circuito. O carioca venceu o primeiro duelo, quando tinha apenas 16 anos, no challenger de São Leopoldo em 2022. Navone venceu no Rio Open do ano passado. Agora, Fonseca deu o troco na capital argentina.
O adversário de Fonseca na semifinal de sábado será o sérvio Laslo Djere, que eliminou Thiago Wild, número 1 do Brasil e 77º do mundo, por 7/6 (7-3) e 6/3. O confronto será inédito no circuito. Djere, de 29 anos, possui dois títulos e três vices na ATP. Do outro lado da chave, o espanhol Pedro Martinez já está na semifinal após a desistência do italiano Lorenzo Musetti. Ele aguarda o vencedor da partida entre o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo, e o argentino Francisco Cerúndolo, 28º do ranking.
A partida iniciou com games longos, com Navone prevalecendo nos pontos cruciais. O argentino manteve o saque e obteve uma quebra para liderar por 3/0. A chuva intermitente em Buenos Aires criou condições mais lentas e pesadas, exigindo paciência nos ralis.
Navone ampliou a vantagem para 5/1. Fonseca devolveu uma das quebras e diminuiu a diferença. O carioca ainda teve três break-points no último game, mas Navone confirmou o serviço. O brasileiro liderou em winners (14 a 9), mas cometeu mais erros não-forçados (23 a 9).
Assim como nas oitavas de final, Fonseca enfrentou um teste de paciência contra um tenista sólido, embora Navone tenha mais potência nos golpes. O argentino liderava o segundo set por 3/2 com uma quebra quando a partida foi brevemente interrompida pela chuva. No retorno, ocorreram mais três quebras até o oitavo game. O carioca confirmou um game de saque, salvando um break-point, e quebrou novamente para fechar a parcial. Fonseca dobrou o número de winners de Navone no set (14 a 7) e cometeu 15 erros contra 17 do rival.
No início do terceiro set, Navone conseguiu uma quebra e liderou por 2/0. Fonseca salvou outro break-point. O argentino manteve um bom saque, cedendo apenas um ponto em seus games de serviço. Após uma dupla falta, Navone teve dois match-points, que Fonseca salvou antes de confirmar o saque.
O jogo virou a favor do brasileiro, que aproveitou o nervosismo e erros do adversário para devolver a quebra. Em seguida, Fonseca fez um ótimo game de saque, virou para 6/5 e obteve seus dois match-points, salvos pelo argentino. O jogo agressivo do brasileiro gerou novas oportunidades, e ele aproveitou a terceira chance para vencer a partida. Fonseca liderou a estatística de winners (34 a 24) e cometeu mais erros (60 a 41). O brasileiro fez 10 aces, conseguiu seis quebras em 12 chances e enfrentou 14 break-points, sofrendo cinco quebras.
Orgulho de ser brasileira!!!!