Jenson Button se junta a Earl Bamber e Sebastien Bourdais na Jota Cadillac para o WEC

O campeão mundial de Fórmula 1 de 2009, Jenson Button, competirá ao lado de Earl Bamber e Sebastien Bourdais na equipe Jota Cadillac no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) deste ano. Button foi confirmado no Cadillac V-Series.R LMDh #38, juntamente com Bamber e Bourdais, após a Jota revelar a escalação de seus seis pilotos para os dois carros em novembro.
A equipe irmã da Cadillac Hertz Team Jota, com o carro #12, será conduzida por Alex Lynn, Will Stevens e Norman Nato em toda a campanha do WEC, que começa com as 1812Km do Qatar em 28 de fevereiro.
O anúncio das formações da Jota para sua primeira temporada como representante de fábrica da Cadillac no WEC marca o fim da parceria entre Lynn e Bamber após três temporadas juntos na Chip Ganassi Racing. Eles competiram juntos no WEC com o V-Series.R da equipe americana em 2023 e 2024, e antes disso, disputaram o IMSA SportsCar Championship de 2022 a bordo de um Cadillac DPi-V.R Daytona Prototype international.
Bourdais, que está se transferindo da equipe IMSA da Caddy para correr no WEC em tempo integral, juntou-se a Bamber e Lynn na Ganassi nas rodadas de abertura e encerramento do WEC de 2024 no Qatar e no Bahrein, respectivamente.
Stevens e Nato continuam uma parceria que começou em um dos Porsche 963 LMDh da Jota em 2024, quando se juntaram a Callum Ilott. Button correu com Phil Hanson e Oliver Rasmussen em seu primeiro ano na Jota na última temporada.

Estratégias da equipe Jota
Dieter Gass, chefe de equipe da Jota WEC, declarou: “Nosso trabalho era estabelecer quais combinações faziam mais sentido para maximizar os pontos fortes gerais do grupo. Embora o caráter e a personalidade desempenhem um grande papel na dinâmica da equipe, o estilo de pilotagem e as preferências também foram fatores-chave para determinar quem seria emparelhado em cada carro. Dedicamos um tempo a este processo e estamos realmente ansiosos para ver o que ambos os trios podem alcançar no Qatar e além.”
O diretor da Jota, David Clark, explicou que “conseguir a química certa, não apenas entre os pilotos, mas entre toda a equipe, é algo de que nos orgulhamos”. Ele acrescentou que, durante os testes de pré-temporada, a equipe já havia “visto um incrível espírito de equipe se construir entre nossos pilotos e suas equipes”.
Bamber também está disputando a série IMSA com a equipe Action Express Racing Cadillac, mas o WEC será sua prioridade. Isso significa que ele correrá nas 6 Horas de Spa em maio, em vez do evento Laguna Seca IMSA.
A ação na pista começa no Qatar uma semana antes da corrida, com o teste de prólogo oficial de dois dias em 21 e 22 de fevereiro.
A competição promete ser acirrada com a chegada de Button, somando-se a experiência de Bamber e Bourdais. Resta aguardar o desempenho da equipe Jota Cadillac no Campeonato Mundial de Endurance.