Guardiola rebate críticas de Capello sobre arrogância e ‘estrago’ no futebol inglês

Em resposta às críticas contundentes de Fabio Capello, ex-técnico da seleção inglesa, Pep Guardiola, técnico do Manchester City, ironizou as acusações de arrogância e de que seu estilo de jogo estaria “arruinando o futebol inglês”. A declaração ocorreu na véspera do confronto contra o Brighton pela Premier League.
“Eu escuto tudo o que dizem sobre mim. Tudo. Então… cuidado! Não é a primeira vez que Fabio Capello diz algo assim. Eu não sou bom o suficiente para vencer no futebol italiano… Um grande abraço para Fabio, um grande abraço”, declarou Guardiola.
Capello, em entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”, expressou sua avaliação negativa sobre o trabalho de Guardiola, alegando que ele teria “inovado nos momentos errados”, o que, segundo Capello, custou ao City diversas oportunidades de conquistar a Champions League. O ex-técnico também mencionou uma relação tensa com Guardiola desde a época em que o atual treinador do City era jogador sob seu comando na Roma.
“Sabe o que não gosto em Guardiola? Sua arrogância. A Liga dos Campeões que ele venceu com o City foi a única em que não tentou nada de anormal nas partidas decisivas. Mas a cada dois anos, em Manchester ou Munique, em jogos chave, ele sempre quis ser o protagonista. Mudou tudo para poder dizer: ‘Não são os jogadores que ganham, eu ganho.’ Essa arrogância custou a ele vários títulos da Champions. Eu o respeito, mas vejo isso claramente. Além disso, embora não seja mais culpa dele, ele fez um tremendo dano ao futebol”, afirmou Capello.
Questionado sobre a eliminação do City na Champions League, Guardiola disse não sentir arrependimento ou frustração: “As pessoas falam isso, mas eu não tenho decepção ou arrependimento. Não merecíamos estar lá. Eu apenas aproveito o futebol pelos jogos fantásticos que vimos, como em Anfield, Paris, ou na disputa entre Real Madrid e Atlético de Madrid. Sou apenas um espectador para aprender, observar e aproveitar. Não penso ‘que pena que não estamos lá.’ Existem times incríveis como Atlético, Benfica ou Liverpool, que também ficaram fora”.
O Manchester City, atualmente em quinto lugar, dois pontos atrás do Chelsea, se prepara para uma reta final de campeonato com dez jogos decisivos para garantir vaga na próxima Champions League. A equipe vem de uma derrota por 1 a 0 para o Nottingham Forest. Essa foi a nona derrota dos comandados de Guardiola no Campeonato Inglês, igualando a marca da temporada 2019/20.
O próximo desafio é contra o Brighton, no Etihad Stadium, em um confronto crucial pela 29ª rodada da Premier League. Com a vaga na Champions League em jogo, o time de Guardiola busca se recuperar após uma temporada abaixo das expectativas e precisa da vitória para se manter na luta pelo G-4.