Futuro de Liam Lawson na RBR é incerto após GP da China; Horner prega cautela

Futuro de Liam Lawson na RBR é incerto após GP da China; Horner prega cautela

A corrida de Liam Lawson no Grande Prêmio da China, realizado neste domingo, soou como um alerta na RBR, mesmo com o campeonato de 2025 em seu início. O piloto ficou no 13º lugar e ainda não conseguiu pontuar após duas corridas, o que gerou especulações sobre uma possível substituição já no GP do Japão, que acontecerá em duas semanas. Apesar dos rumores, o chefe da equipe, Christian Horner, pediu calma e análise dos dados.

Horner declarou: “Sempre haverá especulações no paddock. Mas acabamos de terminar a corrida aqui; vamos pegar as informações e dar uma boa olhada nelas. Não há nada específico que tenha sido definido, no momento, tudo é puramente especulativo. Liam ainda tem potencial. Só não estamos percebendo isso no momento.”

Christian Horner ao lado de Liam Lawson no GP da China
Christian Horner ao lado de Liam Lawson no GP da China (Imagem: Oracle Red Bull Racing)

Lawson abandonou a primeira corrida do ano, o GP da Austrália, após um acidente causado pela chuva. Na China, seu colega Max Verstappen terminou em quarto lugar, superando novamente o calouro.

No GP da China, Lawson enfrentou dificuldades na classificação, sendo eliminado ainda no Q1. A RBR optou por largar dos boxes, realizando modificações na suspensão do carro.

Apesar disso, o neozelandês não conseguiu avançar na corrida como esperado, ganhando posições devido a punições de outros pilotos, como Jack Doohan, e problemas mecânicos, como a quebra da asa traseira de Yuki Tsunoda, além das desclassificações de Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly por irregularidades técnicas.

Horner explicou: “Liam teve um par de corridas difíceis, foi um fim de semana duro. Optamos por tirá-lo do grid para fazer uma mudança na configuração e, assim, conseguimos obter 56 voltas com dados razoáveis. Obviamente, levaremos isso em consideração, daremos uma boa olhada e, como grupo, faremos o possível para apoiá-lo. Temos uma pilha de dados para dar uma olhada. Há muitas informações: como ele se adaptou ao volante, o que ele está obtendo com o carro, o que podemos fazer para ajudar, onde estão seus principais problemas, o que está causando inconsistência.”

O próprio Lawson reconhece que sua situação na equipe é delicada, devido à falta de familiaridade com o carro, conforme explicou: “Infelizmente não tenho tempo para me acostumar com o carro. Não tenho tempo para testar o carro e me acostumar com ele, mas a temporada já começou e a cada corrida estamos perdendo pontos. Mas também não sou burro e sei que, obviamente, estou aqui para ter um bom desempenho – e se não estiver fazendo isso, não vou ficar por aqui. Estou apenas concentrado em me acostumar com o carro o mais rápido possível”.

Caso a RBR decida substituir Lawson, Yuki Tsunoda, atualmente na RB, é um dos principais cotados para a vaga. Yuki Tsunoda já havia sido considerado para a equipe principal no fim do ano passado, após a saída de Sergio Pérez.

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *