Fórmula E introduz ‘Pit Boost’ com parada obrigatória em corrida

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fórmula E confirmaram oficialmente a estreia do conceito Pit Boost, que exigirá que os pilotos façam uma parada obrigatória nos boxes durante as corridas. A novidade será implementada no fim de semana do Jeddah E-Prix.
Conforme revelado pelo Motorsport.com em dezembro, o conceito está em desenvolvimento há mais de dois anos e será implementado na temporada 2024-25.
A tecnologia permitirá que os novos carros Gen3 Evo recebam uma recarga de bateria de 10% a 600kW por meio de um carregador plug-in, que levará aproximadamente 30 segundos. Cada piloto deverá realizar a parada obrigatória nos boxes dentro de um número determinado de voltas durante a corrida.
As equipes serão informadas sobre este número de voltas 21 dias antes da corrida. A primeira utilização do Pit Boost está agendada para 14 de fevereiro, quando o campeonato de carros elétricos correrá na Arábia Saudita.
O uso adicional do Pit Boost ocorrerá apenas em outros fins de semana de rodada dupla, incluindo Mônaco, Tóquio, Xangai, Berlim e Londres.
De acordo com o cofundador do campeonato, Alberto Longo, o objetivo é lançar o novo sistema em locais onde seja possível ver uma corrida completamente diferente no dia seguinte. O foco é que os espectadores percebam o impacto que o Pit Boost causa nas provas.
Funcionamento do Pit Boost
O Pit Boost foi inicialmente planejado para o início da era Gen3 em 2022, mas preocupações com confiabilidade e segurança atrasaram a sua implementação. Apenas agora a FIA e os organizadores da Fórmula E estão satisfeitos com a tecnologia para permitir seu uso em competição.
O conceito foi testado pela primeira vez durante um teste de pré-temporada na Espanha em novembro passado. Os dados desta simulação foram analisados pelo campeonato e pelo órgão regulador.

Embora o conceito já fizesse parte do regulamento, uma alteração foi feita no mês passado após uma reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. O Pit Boost atuará de forma independente do Attack Mode. Anteriormente, um piloto precisava ter usado o Pit Boost para ter acesso aos oito minutos e duas ativações do Attack Mode durante uma corrida.
Pablo Martino, chefe de Campeonato da FIA para Fórmula E, comentou que cada equipe receberá um booster sobressalente. Além disso, haverá dois boosters adicionais no pitlane para uso em caso de falha do booster original de uma equipe. Este processo foi criado em conjunto com a Fórmula E para garantir que todos tenham acesso à tecnologia durante a corrida, mesmo em caso de eventualidades técnicas.
A novidade será implementada no fim de semana do Jeddah E-Prix, onde a Fórmula E terá novidades.