Fórmula 1: grid de pilotos e equipes para a temporada 2025
A temporada 2025 da Fórmula 1 já tem seu grid completo. Dez equipes e 20 pilotos participarão da disputa, que terá início em 16 de março com o Grande Prêmio da Austrália. O grid conta com a volta do Brasil à categoria, após oito temporadas de ausência, e a estreia de Lewis Hamilton na Ferrari.
McLaren
Lando Norris: O britânico tem contrato com a equipe até o fim de 2026.
Oscar Piastri: O australiano também teve seu contrato estendido até o fim de 2026.
Ferrari
Charles Leclerc: O monegasco tem contrato com a equipe até dezembro de 2029.
Lewis Hamilton: O heptacampeão chega da Mercedes e deve permanecer na equipe pelo menos até o fim de 2026.
Red Bull Racing (RBR)
Max Verstappen: O tetracampeão tem contrato com a equipe até 2028.
Liam Lawson: O neozelandês fará sua primeira temporada completa na F1 pela equipe, após estrear em 2023 e disputar 11 GPs pela RB. A duração do contrato não foi divulgada.
Mercedes
George Russell: O britânico fará sua quinta temporada com a Mercedes, onde segue até o fim de 2025.
Andrea Kimi Antonelli: O calouro italiano, de apenas 18 anos, chega para substituir Lewis Hamilton, com contrato até o fim da temporada.
Aston Martin
Fernando Alonso: O veterano está na equipe até 2026.
Lance Stroll: O canadense está na equipe desde 2022, com contrato de duração não divulgada, que perdura desde os tempos de Racing Point em 2019.
Alpine
Pierre Gasly: O francês iniciará sua terceira temporada pela equipe, com contrato até 2026.
Jack Doohan: O australiano estreia na F1 em temporada integral, com contrato até o fim de 2025.
Haas
Esteban Ocon: O francês chega da Alpine e fará sua estreia na equipe, com contrato plurianual de duração não divulgada.
Oliver Bearman: O britânico foi promovido da Fórmula 2 e fará sua estreia em temporada integral, após substituir pilotos em três ocasiões.
RB
Isack Hadjar: O vice-campeão da Fórmula 2 2024 foi o último reforço de 2025 a ser anunciado. A duração do contrato não foi divulgada.
Yuki Tsunoda: O japonês renovou seu contrato com a equipe até o fim de 2025.
Williams
Carlos Sainz: O espanhol chega da Ferrari, com contrato até 2027.
Alexander Albon: O contrato do piloto foi renovado nesta temporada e terminará no fim de 2026.
Sauber
Nico Hulkenberg: O alemão deixou a Haas para integrar a equipe até o fim de 2026.
Gabriel Bortoleto: O campeão da Fórmula 2 em 2024 trará o Brasil de volta ao grid, com contrato confirmado até 2026.
Isack Hadjar completa grid da Fórmula 1 em 2025
A RB anunciou a contratação do jovem franco-argelino Isack Hadjar para a última vaga restante na próxima temporada da Fórmula 1. O piloto, de 20 anos, foi vice-campeão da Fórmula 2 em 2024, disputando o título com o brasileiro Gabriel Bortoleto.
Hadjar formará dupla com Yuki Tsunoda, que disputará sua quinta temporada na F1 em 2025. Ambos foram considerados para a vaga na RBR, após a saída de Sergio Pérez, mas a equipe optou por promover Liam Lawson. Lawson foi titular da RB nas últimas corridas de 2024, substituindo Daniel Ricciardo, abrindo espaço para Hadjar.
A trajetória de Hadjar no automobilismo começou no kart, aos 11 anos. Aos 15, estreou na F4 Francesa, com um terceiro lugar em 2020. Em 2021, foi novato do ano na Fórmula Regional Europeia, com o quinto lugar geral. Em 2022, participou da Fórmula Regional Asiática e da F3. Em 2023, foi para a F2, onde obteve uma vitória e terminou em 14º.
Em 2024, Hadjar migrou para a Campos Racing, venceu quatro provas e disputou o título com Bortoleto. Na última prova, um problema na largada o deixou em último lugar e o impediu de conquistar o campeonato.
Hadjar faz parte da academia de pilotos da RBR e participou de treinos livres pela equipe principal e pela AlphaTauri. Também participou do teste em Yas Marina com a equipe austríaca, ficando à frente de Tsunoda.