O piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, conquistou sua terceira pole position consecutiva na MotoGP neste sábado, estabelecendo um novo recorde para a pista de Silverstone. O francês demonstrou mais uma vez sua habilidade ao garantir o melhor tempo nos momentos finais da sessão de qualificação do GP da Grã-Bretanha, repetindo o feito das corridas anteriores em Jerez e Le Mans.
Enquanto nas etapas da Espanha e França, Marc Marquez era o principal adversário a ser batido, desta vez o hexacampeão da MotoGP não conseguiu sequer garantir um lugar na primeira fila. Marquez liderou boa parte da sessão, como de costume, mas não conseguiu melhorar seu tempo na volta final, terminando apenas em quarto lugar. Esta é a primeira vez em 2025 que o espanhol não larga na primeira fila.

Juntamente com Quartararo na primeira fila, estarão Alex Marquez (Gresini Ducati) e Francesco Bagnaia, companheiro de equipe de Marc Marquez na Ducati.
Alex Marquez celebrou um resultado positivo após uma forte queda na sessão de treinos anterior, enquanto Bagnaia comemorou por ter superado Marc Marquez na qualificação pela primeira vez nesta temporada.
Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) e Jack Miller (Pramac Yamaha) completam a segunda fila, ao lado de Marc Marquez.
Na sequência do grid, largarão Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati), Luca Marini (Honda HRC) e Johann Zarco (LCR Honda). Zarco sofreu uma queda no final da sessão, quando vinha em uma volta promissora.
Franco Morbidelli foi o 10º mais rápido no Q2, mas largará dessa posição na corrida de sprint desta tarde. A punição de três posições no grid do Grande Prêmio, que o piloto da VR46 recebeu na sexta-feira, será aplicada no domingo.
A quarta fila para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha no domingo será composta por Marco Bezzecchi (Aprilia), Alex Rins (Yamaha) e Joan Mir (Honda).
Anteriormente, Marini e Morbidelli foram os dois pilotos que avançaram de uma movimentada sessão Q1, que foi particularmente decepcionante para a KTM.
Mir ameaçou ultrapassar ambos ao registrar os tempos mais rápidos nos dois primeiros setores em sua volta final da sessão, que veio depois que seus rivais terminaram. Mas o desafio do segundo piloto da Honda diminuiu nos dois setores finais e ele permaneceu o terceiro mais rápido na sessão.
As esperanças da KTM de se recuperarem de uma sexta-feira decepcionante foram frustradas no Q1, com seus principais pilotos, Maverick Vinales (Tech3) sofrendo uma falha técnica e Pedro Acosta saindo da pista em Stowe a bordo da moto de fábrica.
Acosta largará em 14º, atrás de Morbidelli no domingo, com Vinales quatro posições atrás. Enea Bastianini (Tech 3) e Brad Binder na segunda moto de fábrica largarão em 17º e 19º, respectivamente, o que evidencia uma tarde terrível para o quarteto.
Confira a formação completa do grid:
- Fabio Quartararo (Yamaha)
- Alex Marquez (Ducati)
- Francesco Bagnaia (Ducati)
- Marc Marquez (Ducati)
- Fermin Aldeguer (Ducati)
- Jack Miller (Yamaha)
- Fabio di Giannantonio (Ducati)
- Luca Marini (Honda)
- Johann Zarco (Honda)
- Franco Morbidelli (Ducati)
- Marco Bezzecchi (Aprilia)
- Alex Rins (Yamaha)