Djokovic retorna às quadras no ATP 500 de Doha após lesão

Novak Djokovic fará sua estreia no ATP 500 de Doha nesta terça-feira. O sérvio, que já conquistou o título do torneio em 2016 e 2017, enfrentará o italiano Matteo Berrettini, atualmente na 35ª posição do ranking, às 11h30 (horário de Brasília). Djokovic venceu todos os quatro confrontos anteriores contra Berrettini, incluindo a final de Wimbledon em 2021.
Este será o primeiro torneio de Djokovic desde sua desistência na semifinal do Australian Open devido a uma lesão muscular na coxa. O experiente jogador de 37 anos, atualmente o número sete do ranking, assegura estar totalmente recuperado e pronto para competir.
“Não senti nenhuma dor e tenho treinado bem nos últimos 10 dias, incluindo os últimos três dias aqui em Doha”, afirmou Djokovic durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira. “A partida de duplas de hoje foi diferente das simples, mas ainda exigiu movimentos dinâmicos na quadra, o que me permitiu testar meu corpo. Foi ótimo, então não tenho preocupações”.
“Obviamente, o foco principal foi a recuperação da ruptura muscular que sofri. A recuperação foi muito boa, e então comecei a treinar”, explicou o ex-líder do ranking. “Tenho treinado tênis nos últimos 10 dias, além de realizar exercícios físicos e passar tempo com minha família. Estou pronto para o torneio”.
Outros destaques do torneio
Grigor Dimitrov, número 15 do mundo, retornou ao circuito após uma lesão no quadril, mas foi eliminado pelo tcheco Jiri Lehecka por duplo 6/4. Lehecka enfrentará o húngaro Fabian Marozsan na próxima fase.
Jack Draper, 16º do mundo, também retornou após problemas no quadril e venceu Alexei Popyrin por 6/2 e 7/6 (7-4). Ele agora enfrentará Christopher O’Connell.
Outro destaque da terça-feira será o confronto entre os dois últimos campeões do torneio: os russos Karen Khachanov e Daniil Medvedev. Medvedev lidera o histórico de confrontos por 5 a 2.
O australiano Alex de Minaur, cabeça de chave número 2, fará sua estreia contra o russo Roman Safiullin. Andrey Rublev enfrentará Alexander Bublik, e Stefanos Tsitsipas jogará contra Hamad Medjedovic.