De São Paulo ao mundo: Luan Muller é o melhor goleiro de futsal do mundo
Luan Muller, goleiro brasileiro naturalizado armênio, foi eleito o melhor goleiro de futsal do mundo na temporada 2024. A premiação, organizada pela revista Futsal Planet, reconheceu o desempenho do atleta que defende o Palma Mallorca, da Espanha.
A conquista marca a primeira vez que Luan recebe este prêmio, superando concorrentes como o também brasileiro Willian, do Norilsk Nickel, da Rússia, que havia sido eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de Futsal no ano anterior. O desempenho de Luan em 2024 foi notável, com conquistas importantes como o bicampeonato da Liga dos Campeões da Europa e da Copa Intercontinental de Clubes, ambas pelo Palma.
Nascido na Zona Leste de São Paulo, Luan, de 31 anos, começou sua trajetória no futsal em 2012 na equipe de Mogi das Cruzes, passando depois pelo Sorocaba antes de chegar à Europa. Sua carreira no continente inclui passagens por clubes de Portugal, Armênia e, finalmente, Espanha. Em 2019, ele se naturalizou armênio e passou a defender a seleção do país.
Outros brasileiros na disputa
Além de Luan e Willian, a lista de finalistas do prêmio da Futsal Planet contou com outros três brasileiros: Jaime Kniess, do Semey, do Cazaquistão, Léo Higuita, também do Semey, que é naturalizado cazaque, e o jovem Nicolas, do Jaraguá. Nicolas, de 22 anos, também foi revelado pelo time de Mogi das Cruzes e vem se destacando no cenário do futsal.
Em 2024, Nicolas foi eleito o melhor goleiro e o atleta com o maior número de defesas da Liga Nacional de Futsal (LNF), na qual seu time, o Jaraguá, foi o campeão. Este foi o segundo ano de Nicolas como profissional.