Coritiba anuncia a contratação do lateral Zeca para a Série B

O Coritiba oficializou, nesta segunda-feira, a contratação do lateral Zeca, de 30 anos, para reforçar a equipe na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador chega ao clube após uma passagem marcada por polêmica no Mirassol.
Zeca rescindiu seu contrato com o Mirassol no final de fevereiro, após comemorar publicamente a demissão do então técnico Eduardo Barroca. A atitude gerou repercussão e culminou na sua saída do clube paulista.
Apesar do episódio, Zeca foi peça fundamental na campanha que garantiu o acesso histórico do Mirassol à Série A do Campeonato Paulista no ano anterior. No entanto, perdeu espaço em 2025 com a chegada do lateral-esquerdo Reinaldo.
Após a demissão de Eduardo Barroca, Zeca comentou em uma publicação do Mirassol nas redes sociais: “Obrigado. Vai com Deus, tchau”.
Campeão olímpico nos Jogos do Rio 2016, Zeca reencontrará no Coritiba o técnico Mozart, responsável por sua indicação. Mozart comandou o Mirassol na campanha do vice-campeonato da Série B em 2024, com Zeca atuando em 23 partidas.
O contrato de Zeca com o Coritiba é válido até o final da Série B de 2025. Ele chega para suprir a carência na lateral esquerda, que contava apenas com João Almeida. Bruno Melo e Matías Fracchia também podem ser improvisados na posição.
Rodrigo Gelado e Jamerson, que atuaram na lateral esquerda do Coritiba no ano passado, foram emprestados para Athletic e Vitória, respectivamente.
Zeca também atua na lateral direita. O Coritiba conta apenas com Felipe Guimarães para a posição após a rescisão de Rafinha. O clube deve anunciar a contratação de Alex Silva, também ex-Mirassol, para o setor.
Além do Mirassol, Zeca tem passagens por Santos, Internacional, Vasco, Bahia e Vitória. Em 2022, atuou pelo Houston Dynamo, dos Estados Unidos.