Bournemouth surpreende e vence Manchester United por 3 a 0, repetindo feito histórico
O Bournemouth protagonizou uma atuação memorável ao derrotar o Manchester United por 3 a 0 em pleno Old Trafford, repetindo o placar do confronto anterior. Este resultado marca a segunda vez em 12 meses que a equipe comandada por Andoni Iraola conquista uma vitória expressiva sobre o United em seu próprio estádio.
Em dezembro de 2023, gols de Dominic Solanke, Philip Billing e Marcos Senesi garantiram a primeira vitória do Bournemouth no famoso estádio. Neste domingo, Dean Huijsen, de 19 anos, abriu o placar, seguido por um pênalti convertido por Justin Kluivert e um gol de Antoine Semenyo, que selou a vitória e fez a torcida visitante cantar “Man United, aconteceu de novo”.
Com a derrota, o Manchester United passará o Natal na metade inferior da tabela da Premier League pela primeira vez em sua história. Enquanto isso, o Bournemouth ascendeu ao quinto lugar, a melhor posição da equipe nesta fase da temporada. O time soma 28 pontos em 17 jogos, seis a mais do que no mesmo período da temporada passada. O Bournemouth passará o Natal duas posições acima do Manchester City e a apenas três pontos do G4.
Desempenho que vem chamando a atenção
Andoni Iraola, que assumiu o comando técnico em junho de 2023, substituiu Gary O’Neil. Na temporada anterior, O’Neil havia levado o Bournemouth a 48 pontos, o maior número de pontos na Premier League. Na atual temporada, o time tem apresentado um desempenho ainda mais notável. Em sua oitava temporada na Premier League, o Bournemouth já venceu Arsenal (2-0 em casa), Manchester City (2-1 em casa), Tottenham (1-0 em casa) e agora o Manchester United.
“É fantástico conseguir vitórias consecutivas em Old Trafford – minha segunda vez aqui e minha segunda vitória,” comentou o atacante Antoine Semenyo à BBC Radio 5 Live. “Sabemos que temos um bom time e estamos encarando cada jogo individualmente. Não vou falar muito, não quero azarar.”
O ex-meio-campista do Manchester City, Michael Brown, que acompanhou a partida em Old Trafford para a 5 Live, elogiou o desempenho do Bournemouth: “Tenho que dar crédito ao Bournemouth pela sua compostura. Eles mantiveram sua estrutura e defenderam com muitos jogadores. O trabalho em equipe deles é excelente.”
O Bournemouth, que receberá o Crystal Palace em 26 de dezembro, está invicto há cinco jogos na Premier League, com quatro vitórias neste período. Dean Huijsen, que abriu o placar contra o United, foi contratado no verão europeu junto à Juventus por £12.8 milhões. Este foi seu segundo gol em quatro jogos, após marcar o gol da vitória contra o Tottenham em 5 de dezembro.
“Perdemos [por lesão] Marcos Senesi, que é um grande zagueiro para nós e muito importante para a equipe”, disse Iraola. “Não somos um time muito alto, mas com Dean, temos um zagueiro muito alto. Ele acredita em si mesmo – mesmo neste estádio”. A perda de Dominic Solanke, que marcou 19 gols na Premier League na temporada anterior, foi um golpe duro para o Bournemouth. Apesar disso, a equipe conseguiu marcar gols nos últimos 10 jogos pela Premier League. Kluivert, que sofreu o pênalti e marcou para fazer 2 a 0, agora tem seis gols na liga e é o artilheiro do Bournemouth na temporada.
O sonho do Bournemouth
Com o Manchester City, Manchester United e Tottenham fora de forma, será que o Bournemouth conseguirá se classificar para uma competição europeia pela primeira vez em sua história? A torcida acredita nisso e cantou sobre a classificação durante a vitória em Old Trafford. “Acho que eles têm que aproveitar muito, porque normalmente não acontece com muita frequência você vir a esses estádios”, acrescentou Iraola. “Eu vim como jogador e é difícil ter esse tipo de resultado, então obviamente temos que aproveitar, eles têm que aproveitar. Mas sabemos o quanto custa vencer um jogo da Premier League, apenas um contra qualquer um”.
Em dezembro de 2023, o proprietário do Bournemouth, Bill Foley, disse estar confiante de que o clube poderia se classificar para a Europa em cinco anos. Recentemente, ele disse à BBC Sport: “Temos grandes aspirações, mas somos pacientes. Nosso objetivo este ano é modesto. Podemos chegar ao top oito ou nove, talvez até entrar na Europa? Nosso verdadeiro objetivo é jogar na Europa, dar aos nossos jogadores a oportunidade de experimentar a Europa e fazer isso com o pequeno Bournemouth”. Os torcedores do Cherries podem precisar tirar seus passaportes da gaveta se o time continuar a impressionar como fez em Old Trafford.