Barcelona tem recurso negado e Dani Olmo pode ficar de fora a partir de janeiro
O Barcelona teve seu recurso negado e o atacante Dani Olmo pode não poder atuar pelo clube a partir de 1º de janeiro. O clube espanhol havia solicitado o registro preventivo do jogador para o restante da temporada, mas a La Liga, organizadora do campeonato espanhol, rejeitou o pedido.
Olmo, de 26 anos, foi contratado junto ao RB Leipzig, da Alemanha, em agosto, por cerca de 60 milhões de euros (equivalente a R$ 325 milhões). No entanto, ele foi registrado apenas para a primeira metade da temporada, pois o Barcelona não conseguiu cumprir as restrições do teto salarial da La Liga.
A liga espanhola saudou a decisão judicial que rejeitou o recurso do clube na sexta-feira, afirmando que não foram atendidas as condições necessárias para a adoção de uma medida cautelar para o registro provisório do atleta até 30 de junho de 2025. A decisão também ressalta que o objetivo de permitir gastos adicionais é para que uma lesão de longa duração não prejudique a competitividade da equipe, e não para usar uma lesão de longo prazo para permitir o registro de jogadores cujos salários excedam o limite, que é o que o Barcelona está tentando.
O Barcelona registrou Dani Olmo após o elenco sofrer com lesões de longa duração, o que permitiu ao clube alocar uma parte de seus salários para registrar o jogador. Sua permissão de quatro meses expira no final de dezembro. O Tribunal Comercial número 10 de Barcelona rejeitou o pedido do clube para registrá-lo provisoriamente.
A mídia espanhola noticiou que o Barcelona apresentou um recurso ao Tribunal de Magistrados, que será analisado na segunda-feira, um dia antes do prazo final. A La Liga informou que a decisão de não registrar Olmo, que foi jogador das categorias de base do Barcelona, mas saiu para o Dinamo Zagreb aos 16 anos, foi inicialmente tomada por seu Órgão de Validação Orçamentária.
Decisão da La Liga
A decisão foi confirmada posteriormente três vezes pelo Comitê de Fair Play Financeiro, pelo Comitê de Recursos Sociais e pelo Comitê de Licenciamento de Segunda Instância da Uefa da Federação Espanhola de Futebol. Dani Olmo, que ajudou a Espanha a vencer o Campeonato Europeu no verão, marcou seis gols em 15 jogos pelo Barcelona nesta temporada.
O Barcelona está em terceiro lugar na La Liga, três pontos atrás do líder Atlético de Madrid.