Artur Jorge se desliga do Botafogo e deve assinar com o Al-Rayyan
Artur Jorge não é mais o técnico do Botafogo. O treinador português formalizou sua rescisão contratual na noite desta sexta-feira (3), abrindo caminho para sua provável ida ao Al-Rayyan, do Catar, clube com o qual negocia desde o final de 2024. A informação foi divulgada pelo clube carioca.
Embora o staff de Artur Jorge afirme que o acordo com o Al-Rayyan ainda não esteja fechado, o próprio técnico revelou ter recebido propostas de equipes do Brasil, de Portugal e do Oriente Médio. Contudo, passou a virada do ano em Doha, a convite do clube catari, reforçando a expectativa de que este seja seu destino.
Contratado em abril de 2024, Artur Jorge liderou o Botafogo em 55 partidas, com um desempenho de 31 vitórias, 15 empates e 9 derrotas. Conquistou a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro durante sua passagem pelo clube.
Detalhes da rescisão
A rescisão do contrato foi formalizada por meio de um acordo direto entre Botafogo e o treinador. O Al-Rayyan se responsabilizará pelo pagamento dos bônus que o clube carioca devia a Artur Jorge, evitando, assim, o pagamento da multa rescisória.
O Botafogo calculou que o valor dos bônus devidos ao treinador pelas conquistas de 2024 seria de 3,1 milhões de euros (aproximadamente R$ 19,6 milhões). Esse montante inclui bônus individual, coletivo, proporcional de salário, férias e 13º salário.
Pela quebra de contrato, o Botafogo teria o direito de receber 3 milhões de euros (R$ 19,1 milhões). O acordo final prevê que Artur Jorge “abra mão” de receber os bônus do clube carioca, e este valor seja liquidado pelo Al-Rayyan.
Com isso, não há necessidade de pagamento adicional ao Botafogo, apenas o acerto financeiro direto com o treinador português.
Com a saída de Artur Jorge, o Botafogo busca um novo treinador para a temporada 2025. O nome mais cotado é o de André Jardine, que atualmente está sem clube. O clube carioca, inclusive, avançou em negociação por Bitello, do Dínamo Moscou, para a próxima temporada.