Barcelona goleia Real Madrid e conquista a Supercopa da Espanha
O Barcelona venceu o Real Madrid por 5 a 2 na final da Supercopa da Espanha, neste domingo, em um jogo com sete gols e reviravoltas. A partida, disputada na Arábia Saudita, marcou a conquista do 15º título do Barça na competição. Apesar de ter saído atrás no placar, o time catalão dominou a partida e garantiu o troféu.
Kylian Mbappé abriu o placar para o Real Madrid logo aos cinco minutos, em uma jogada individual. Mas o Barcelona não se abateu e, com grande atuação de seus jovens talentos e um ataque eficiente, virou o placar ainda no primeiro tempo. Lamine Yamal empatou aos 22 minutos, Robert Lewandowski colocou o Barça na frente aos 36, de pênalti, e Raphinha ampliou aos 39. Alejandro Balde ainda marcou o quarto gol do Barcelona nos acréscimos da primeira etapa.
No segundo tempo, Raphinha marcou mais um, o quinto do Barcelona, aos 3 minutos, praticamente selando a vitória do time catalão. O Real Madrid tentou reagir, e Rodrygo diminuiu o placar aos 10 minutos, após o goleiro do Barcelona, Wojciech Szczesny ser expulso por falta em Mbappé. Apesar disso, o time merengue não conseguiu reverter o placar, tendo poucas oportunidades de gol no restante da partida.
Um primeiro tempo de gols e reviravoltas
A partida começou com o Real Madrid pressionando, e Mbappé abriu o placar com um belo gol individual. Mas o Barcelona reagiu rapidamente. Lamine Yamal empatou o jogo aproveitando um bom passe. Aos 36 minutos, Eduardo Camavinga cometeu falta em Gavi dentro da área, e Lewandowski converteu o pênalti, virando o jogo. Pouco depois, aos 39, Raphinha marcou um belo gol de cabeça, após um cruzamento preciso de Jules Koundé. E no finalzinho da primeira etapa, o lateral Balde aproveitou um passe de Raphinha para marcar o quarto gol do Barcelona.
A segunda etapa começou com o Real Madrid pressionando, com Rodrygo acertando o travessão. Mas o Barcelona não deu chances para o rival e, aos três minutos, Raphinha driblou a zaga do Real e marcou o quinto gol do time. Aos 10 minutos, o goleiro Szczesny foi expulso por falta em Mbappé e, na cobrança da falta, Rodrygo descontou para o Real Madrid. No entanto, o time da capital espanhola não conseguiu mais criar oportunidades de gol, e o Barcelona sagrou-se campeão da Supercopa da Espanha. O Barcelona conquistou seu primeiro título em mais de um ano, enquanto o Real Madrid perdeu a chance de levantar seu terceiro troféu na temporada.
O Barcelona, agora campeão da Supercopa, chega para o clássico contra o Real Madrid no Campeonato Espanhol com moral renovada. O Real Madrid, por sua vez, tentará se recuperar da derrota e manter sua vantagem na tabela da La Liga, onde lidera com cinco pontos de diferença para o Barcelona após 19 rodadas.
Além disso, o jogo também teve a lesão de Iñigo Martínez, do Barcelona, ainda no primeiro tempo, sendo substituído por Ronald Araújo. As equipes já haviam se enfrentado nas finais da Supercopa da Espanha nos dois últimos anos, com vitórias do Real Madrid em 2024 e do Barcelona em 2023. Para chegar à final, o Barcelona venceu o Athletic Club e o Real Madrid eliminou o Mallorca.