Beatriz Haddad Maia protagonizou uma virada contra Emma Navarro, número 9 do mundo, para garantir sua vaga na semifinal do WTA 500 de Estrasburgo. A brasileira, número 23 do ranking, venceu com parciais de 3/6, 7/6 (7-3) e 6/2, após uma batalha de 3 horas e 2 minutos.
Bia Haddad agora enfrentará Elena Rybakina na semifinal. Este será o quarto confronto entre elas, com Bia liderando o histórico por 2 a 1, todos os jogos disputados em 2023. Bia venceu em Abu Dhabi e Stuttgart, mas perdeu por desistência em Wimbledon.
A semifinal em Estrasburgo marca a 13ª semifinal de primeira linha na carreira de Bia Haddad, com sete vitórias. Esta é também sua terceira semifinal de WTA no saibro, juntando-se a Bogotá em 2019 e Roland Garros em 2023. Apesar do bom desempenho, a campanha não garante um avanço significativo no ranking, podendo subir no máximo uma posição.
A vitória sobre Navarro foi a 12ª de Bia contra adversárias do top 10 e a primeira desde a vitória contra Maria Sakkari em Madri no ano passado. Agora, Bia lidera o confronto direto contra Navarro por 3 a 2, repetindo a vitória em Estrasburgo na segunda rodada do ano passado.
Na partida desta quinta-feira, Bia enfrentou uma adversária agressiva, que tentou explorar o backhand da brasileira. No primeiro set, Navarro conseguiu uma quebra crucial, abrindo 3/1. Bia tentou reagir, mas Navarro se manteve firme e fechou o set em 6/3.
O segundo set foi igualmente disputado. Navarro quebrou primeiro, fazendo 3/2, mas Bia respondeu imediatamente, virando o placar para 4/3 e 5/4. A perda de um saque permitiu que Navarro sacasse para a vitória, mas Bia reagiu nas devoluções e tomou a iniciativa dos lances, levando a decisão para o tie-break. No tie-break, Bia aplicou duas curtinhas para fazer 3-1, aproveitando as falhas da adversária para fechar em 7-6 (7-3).
No terceiro set, Bia Haddad dominou o placar, abrindo 3/0 com duas quebras. Mesmo com um momento de instabilidade, Bia continuou a investir nas devoluções profundas e garantiu a vitória com um placar de 6/2.

Luisa Stefani avança à final de duplas
Luisa Stefani e sua parceira, Timea Babos, garantiram vaga na final de duplas após a desistência de suas oponentes, Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe. A canadense Dabrowski sofreu uma lesão na região da costela, impossibilitando a partida. Esta é a 19ª final da carreira de Luisa, em busca do 11º título e o segundo em 2025, após a vitória no WTA 500 de Linz em janeiro.
Luisa e Timea aguardam as vencedoras do jogo entre Xinyu Jian/Fang Wu e Nicole Melichar/Hanyu Guo para a decisão no sábado.