Carlos Alcaraz reafirmou seu domínio sobre Jannik Sinner ao vencer a final do Masters 1000 de Roma com parciais de 7/6 (7-5) e 6/1. O espanhol, que já havia interrompido a sequência de vitórias de Sinner em Pequim e Roma, demonstrou superioridade tática e física para conquistar o título inédito e se credenciar como um dos favoritos para Roland Garros.
Alcaraz celebrou a conquista como uma de suas melhores atuações na temporada. “Hoje foi provavelmente um dos melhores jogos que fiz nesta temporada. Consegui manter um nível alto do começo ao fim, sem oscilar. Isso me deixa realmente orgulhoso”, afirmou o tenista.

Com este título, Alcaraz fecha o chamado ‘Grand Slam do saibro’, igualando-se a Guga Kuerten, Rafael Nadal e Novak Djokovic ao possuir títulos em Roland Garros e nos três Masters 1000 disputados em terra batida. Ele agora soma sete títulos de nível 1000, um número alcançado por Alexander Zverev e Michael Chang, consolidando sua posição entre os grandes do tênis.
Apesar da derrota, Sinner reconheceu a qualidade do adversário e a importância da partida como preparação para Roland Garros. “Foi um bom teste para ver onde estou no saibro. É a superfície em que mais luto, a que menos gosto. Então, chegar à final já é algo positivo. Temos que melhorar se quisermos fazer bonito em Paris”, disse Sinner.
Já Jasmine Paolini conquistou os títulos de simples e duplas no saibro de Roma, mostrando um tênis competitivo e elevando suas chances para Roland Garros. A italiana, agora número 4 do ranking, espera fazer bonito em Paris, mesmo com um histórico desfavorável contra Iga Swiatek e Aryna Sabalenka.
Outros destaques:
- O título de Paolini rebaixou Swiatek ao quinto lugar no ranking, o que poderá causar um confronto antecipado com as cabeças de chave em Roland Garros.
- Bia Haddad jogará em Estrasburgo para se preparar para Paris.
- Lorenzo Musetti será cabeça 8 em Paris, podendo enfrentar Sinner, Alcaraz, Alexander Zverev ou Taylor Fritz nas quartas de final.
Pigossi joga já nesta segunda no quali de Roland Garros e sua caminhada é bem dura: Ferro e, se vencer, Martic. Os homens serão cabeça: Wild tem Kukushkin e Taberner no caminho, Meligeni parece ter mais chances desde que esteja recuperado das costas.
Alcaraz se prepara agora para Roland Garros, onde espera confirmar o favoritismo. “Vencer Roma e bater o Jannik juntos me dão uma confiança enorme. Todo mundo está com os olhos voltados para Paris agora. Eu também”, finalizou.