Fernando Diniz inicia sua segunda passagem pelo Vasco em um momento conturbado para o clube, que passa por reformulações no departamento de futebol. O treinador comandará seu primeiro treino nesta segunda-feira, 12 de maio de 2025, e já seguirá com a equipe para Buenos Aires.
A chegada de Diniz ocorre em um período de crise, com o time sem vencer há oito partidas e figurando na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, após a derrota por 2 a 1 para o Vitória. A diretoria se reuniu em Salvador para discutir o futuro do departamento de futebol, culminando na demissão do executivo Marcelo Sant’ana.
Apesar da saída de Sant’ana, Felipe será mantido como diretor técnico, com novas funções a serem debatidas com Diniz e o novo diretor de futebol. A expectativa é que a chegada do novo técnico impulsione um ajuste na rota da temporada e amenize a crise, com Diniz participando ativamente da busca por reforços para o meio do ano.

O desembarque da delegação após a derrota em Salvador foi marcado por protestos da torcida, com a Polícia Militar utilizando bombas de efeito moral, tiros de borracha e gás de pimenta para dispersar os manifestantes no Galeão.
Diniz fará sua estreia nesta terça-feira, em um confronto contra o Lanús, válido pela Copa Sul-Americana. Uma avaliação interna aponta que o principal problema do time é mental, com falta de confiança refletida em campo. A diretoria aposta no discurso de Diniz para resgatar a confiança do elenco.
O Vasco enfrentará o Lanús às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, no estádio La Fortaleza, na Argentina, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana.