Raphinha revela que quase jogou pela Itália na Eurocopa 2020

O atacante Raphinha, atualmente no Barcelona, revelou que esteve muito perto de defender a seleção da Itália na Eurocopa de 2020. Em entrevista, o jogador de 28 anos explicou que a convocação não se concretizou devido a um problema com seu passaporte, abrindo caminho para sua eventual estreia na seleção brasileira.
“Eu estava perto de aceitar a convocação para a seleção italiana. Eu deveria ir para a Eurocopa, que eles venceram em 2020. Eu estava praticamente pronto para ir. Por sorte, meu passaporte não chegou”, afirmou Raphinha.
A Eurocopa de 2020, que foi disputada em 2021 devido à pandemia de Covid-19, viu a Itália sagrar-se campeã. Raphinha revelou que a seleção italiana tinha planos específicos para ele, o que o deixou tentado a trocar as cores do Brasil pelo azul da Azzurra.
“Naquela época, pessoas da seleção italiana me ligavam. O Jorginho me ligava constantemente. A comissão técnica italiana tinha um projeto incrível para mim, algo que realmente me chamou a atenção”, disse Raphinha em entrevista ao canal Isabela Pagliari.
Apesar da forte investida italiana, Raphinha confessou que ainda mantinha a esperança de defender o Brasil. “Ao mesmo tempo, lá no fundo, eu ainda tinha um pouco de esperança de poder vestir a camisa do Brasil. E, felizmente, meu passaporte italiano não chegou a tempo.”
Um mês após a Eurocopa, em agosto de 2021, Raphinha foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Sua estreia ocorreu em outubro, em uma partida contra a Venezuela pelas Eliminatórias, na qual ele contribuiu com duas assistências na vitória por 3 a 1.
Raphinha, que disputou a Copa do Mundo de 2022 pela seleção brasileira, é considerado um dos principais jogadores da equipe. Até o momento, ele acumula 33 jogos com a camisa do Brasil, com 11 gols marcados e 7 assistências.
Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, Raphinha está vivendo sua melhor temporada como profissional no Barcelona sob o comando de Hansi Flick. Em 52 jogos, ele marcou 31 gols e deu 22 assistências. O jornal também destaca que, na Champions League, Raphinha está a um gol de igualar Serhou Guirassy na artilharia.