Jack Draper vence Musetti e avança à final do Masters 1000 de Madri

Em um confronto de jovens talentos, Jack Draper confirmou seu bom momento na temporada ao superar Lorenzo Musetti e garantir sua vaga na final do Masters 1000 de Madri. O britânico venceu o italiano por 6/3 e 7/6 (7-4) em 1 hora e 57 minutos, ampliando seu retrospecto perfeito contra o rival para 4 a 0.
Draper, que conquistou o título de Indian Wells em março, disputará sua segunda final de Masters 1000 na carreira. O canhoto de 23 anos, atualmente o número 6 do mundo, possui três títulos de ATP e alcança sua sétima final no circuito, a terceira somente neste ano. Em fevereiro, foi vice-campeão em Doha. Com a campanha em Madri, Draper irá figurar entre os cinco melhores do ranking mundial e ocupará a segunda posição na corrida para o ATP Finals, atrás apenas de Carlos Alcaraz.
Na final de domingo, Draper enfrentará o norueguês Casper Ruud, 15º do mundo, que derrotou o argentino Francisco Cerúndolo por 6/4 e 7/5. Será o primeiro confronto entre Draper e Ruud no circuito. Ruud, ex-número 2 do mundo e detentor de 12 títulos de ATP, busca seu primeiro título de Masters 1000 e já assegurou seu retorno ao top 10.
Musetti, por sua vez, buscava sua segunda final consecutiva em Masters disputados no saibro. O italiano de 23 anos, atualmente o número 11 do ranking, alcançará a melhor posição de sua carreira após o torneio, entrando para o top 10. Ele se junta a outros cinco nomes da história do tênis italiano entre os melhores do mundo, incluindo o atual número 1, Jannik Sinner.
O jogo começou com games disputados, nos quais Draper se mostrou mais eficiente nos momentos cruciais. Ele salvou um break-point e logo em seguida conseguiu uma quebra para abrir 2/0. O britânico demonstrava maior agressividade nos pontos, enquanto Musetti se mantinha mais na defensiva e cometia erros ao tentar igualar a potência do adversário. O italiano chegou a devolver a quebra, mas perdeu o saque novamente na sequência. Após abrir 3/1 no placar, Draper não teve mais o saque ameaçado até o final do primeiro set, que durou 50 minutos e registrou 8 winners para Draper contra 5 de Musetti, além de 8 erros não forçados do britânico contra 13 do italiano.
O segundo set foi marcado pelo domínio dos sacadores, com apenas um break-point para cada lado. A decisão foi para o tiebreak, onde o britânico manteve seus saques e venceu um ponto na devolução, o suficiente para garantir a vitória em sets diretos. Musetti fez mais winners, 22 a 20, mas cometeu 25 erros não forçados contra 19 de Draper.